Febre amarela: Vitória fecha parques e inicia vacinação preventiva durante o Carnaval

fev 24, 2017

Vitória vai vacinar toda a população do município contra a febre amarela em uma ação preventiva que teve início na tarde desta sexta (24). Amanhã (25), segunda (27) e quarta (1º), a vacinação acontece em três escolas da rede municipal, das 8 às 16 horas:

Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Aristóbulo Barbosa Leão, na avenida Vitória, nº 3010, em Bento Ferreira;

Emef Maria José Costa Moraes, na rodovia Serafim Derenzi, nº 4449, em São José;

Emef Elzira Vivácqua dos Santos, na rua Italina Pereira Motta, 501, em Jardim Camburi.

Após o Carnaval, a vacinação ocorrerá nas 28 unidades de saúde de Vitória, das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. O agendamento on-line continua como ação complementar ao controle da febre amarela. Para ser vacinado, é preciso apresentar Carteira de Identidade e cartão de vacinação.

“Nós vínhamos organizando essa ação e, agora, vamos intensificar o trabalho para que todos sejam vacinados”, afirma a gerente de Vigilância em Saúde, Arlete Frank Dutra.

Vitória não registra casos de febre amarela em humanos

A gerente lembra que não há casos de febre amarela registrados em humanos na capital, apesar de o resultado do macaco encontrado na cidade ter sido positivo para o vírus da doença silvestre.

Alguns parques fechados

Como há parques com áreas de mata em Vitória, o município irá mantê-los fechados, a partir deste sábado (25), até que o trabalho de vacinação seja concluído. São estes:

Parque da Fazendinha

Parque Pedra da Cebola

Parque Barão de Monjardim

Parque Horto de Maruípe

Parque Natural Municipal Von Schilgen

Parque da Fonte Grande

Parque Natural Municipal Gruta da Onça

Parque Natural Municipal Don Luís Gonzaga Fernandes

Parque Natural Municipal de Tabuazeiro

Parque Natural Municipal da Pedra dos Olhos

Parque Natural Municipal Vale do Mulembá

Levantamento

Em Vitória, 50 mil pessoas foram vacinadas contra a febre amarela, e há doses suficientes para todos os moradores. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) pretende completar a vacinação de todos os moradores até o próximo dia 10. “Não faltará vacina, pois fizemos um planejamento para essa imunização e temos material suficiente para que todos sejam vacinados”, explica Arlete Frank.

Orientações

O Ministério da Saúde esclarece que não há problema de interação medicamentosa entre a vacina e outros medicamentos, podendo haver reações no local da injeção, como febre e mal-estar. Bebês podem ser vacinados a partir dos seis meses de idade, quando a criança reside em uma área em que há morte de macacos com suspeita de febre amarela e na área em que há casos de febre amarela silvestre. Mas, fora dessas situações, o calendário de vacinações indica a partir de nove meses de idade.

A vacina não é recomendável para pessoas que estão com baixa imunidade. Para quem esteve doente, depende de avaliação médica. São casos como aqueles de pessoas que estão em tratamento de câncer, por exemplo, e que estão tomando drogas imunossupressoras, como corticoides com dosagens elevadas.

Há contraindicação para a vacinação em gestante, e o cuidado deve também ser estendido a quem está tentando engravidar pois já pode estar grávida e, assim, não pode tomar a vacina nesse período.

Alguns cuidados devem ser tomados durante os primeiros 10 dias após a imunização. É sabido que o aumento de temperatura eleva consequentemente a quantidade de chuvas, e isso tem influência no aumento da população dos mosquitos, que são os vetores da doença. “Os macacos são apenas sinalizadores de que há o vírus, eles não são vetores”, reforça a gerente.

Não existe transmissão de pessoa para pessoa, nem de macaco para pessoa. A doença é sempre transmitida pelo mosquito contaminado.

A vacina assegura 100% de imunização, após o 10º dia de aplicação, e essa proteção dura 10 anos. Durante esse período, a pessoa deve prestar atenção a sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor abdominal. Nessa situação, deve-se procurar um serviço de saúde.