Home Notícias do Dia Férias escolares: Parque Botânico Vale oferece programação voltada para toda a família
Férias escolares: Parque Botânico Vale oferece programação voltada para toda a família

Férias escolares: Parque Botânico Vale oferece programação voltada para toda a família

0

Quem estiver aproveitando as férias escolares na Grande Vitória terá até o dia 30 de julho para desfrutar a programação ofertada pelo Parque Botânico Vale como parte do Projeto Bioférias.  As atividades envolvem desde oficinas manuais a atividades físicas e ocorrem todos os dias, exceto às segundas-feiras, quando o Parque está fechado para manutenção.

Além de oficinas diversas programadas para ocorrer cada uma em um dia da semana específico, diariamente, das 10h às 12h, a garotada pode participar da “Hora do brincar” na área Verde do Parque. A iniciativa engloba atividades físicas e exercícios envolvendo brincadeiras infantis, lazer e recreação.   No final de semana, em virtude de se haver um fluxo maior de pessoas no local, há também uma edição da atividade no período da tarde, das 14h às 16 horas.

Oficinas

As oficinas do Projeto Bioférias compreendem atividades diferenciadas, voltadas à educação ambiental, e estão programadas para ocorrer de terça a domingo. Cada turma tem capacidade para 20 pessoas e é importante que os pais ou responsáveis participem da atividade com os seus respectivos filhos. Para participar é preciso se inscrever na administração do Parque Botânico Vale no dia da atividade de interesse. Toda a programação do Parque é gratuita.

Nas terças-feiras, entre às 14h e às 15 horas, será ofertada a oficina de jardinagem Cuca Verde, que contempla a confecção de um boneco divertido utilizando terra, meia calça e sementes, que ganha “cabelo” de grama depois de ser regado por alguns dias.

Às quartas-feiras entra em cena a oficina de arte com sementes. Como o próprio nome diz, a proposta é criar diferentes objetos utilizando elementos naturais, como as sementes.

Atividades artísticas também fazem parte da programação com a oficina tie day, programada para a quinta-feira. A proposta é ensinar aos participantes a técnica de tingimento que leva o nome da atividade.

Já na sexta-feira, os visitantes que estiverem no Parque terão a oportunidade de deixar aflorar toda a sua criatividade com a oficina de Brinquedo Criativo. Nela, os participantes aprendem a confeccionar um brinquedo com materiais destinados à reciclagem.

Final de semana

O final de semana tem início com a oficina “Pintando a Floresta”, cuja proposta é de se criar um painel coletivo utilizando pintura, materiais destinados à reciclagem, refugos e elementos da natureza. A atividade, marcada para o sábado (29/7) ocorrerá das 13h às 14h30 no hall do auditório do Parque Botânico e terá capacidade para 30 pessoas.

Também no sábado, às 15h, os visitantes também poderão assistir à contação de histórias “O Mágico de Oz”, iniciativa que destaca pontos importantes da vida em comunidade, como o cuidado com a natureza, a colaboração e o fato de se ter amigos.

Fechando a programação de férias do Parque, no domingo, das 14h às 15h, acontece a oficina de Musicalização, que se propõe a incentivar o gosto pela música através da rima, de sons com o corpo, objetos alternativos e instrumentos de percussão e de cordas.

Sobre o Parque Botânico Vale

Com 33 hectares de área verde, o Parque Botânico Vale está localizado no cinturão verde do Complexo de Tubarão. O funcionamento é de terça a domingo, das 8h às 17h, e a entrada é gratuita. Recentemente, o Parque teve a sua área verde ampliada, que passou a ter mais 1.300 metros quadrados, além de uma Fonte dos Desejos.

Quem visita o local tem a oportunidade de conhecer o primeiro Jardim Sensorial permanente do Espírito Santo, estrutura que tem o objetivo de estimular os cinco sentidos e promover uma forma diferenciada de interação com a natureza. O parque conta também com o Vagão do Conhecimento, biblioteca com capacidade para 3.500 exemplares, montada em um vagão de trem, e com acervo de audiolivros, voltado para deficientes visuais.

No Parque Botânico Vale está instalado também o único orquidário da Grande Vitória aberto à comunidade. O espaço conta hoje com mais de 350 mudas divididas em 113 espécies. No Parque, o visitante pode ainda frequentar o parquinho e fazer trilhas ecológicas pela área de restauração florestal – que já possui mais de 140 tipos de espécies arbóreas de Mata Atlântica e alguns animais silvestres. Também é possível agendar uma visita guiada de ônibus às instalações da Vale, em Tubarão.

WhatsApp chat