Fundão recebe nova edição do projeto Arte no Muro

nov 18, 2017

Cerca de 40 moradores de Fundão terão uma nova oportunidade de expressar a sua criatividade e transferir para o muro cenas do cotidiano da cidade inspirados pelo tema “Cultura e poesia”. É que, na última semana, teve início mais uma edição do Projeto Arte no Muro, iniciativa que vai oferecer aulas gratuitas sobre a técnica do grafite, manifestação artística que envolve a produção de ilustrações e outros desenhos em espaços públicos, como muros e praças. O projeto é uma iniciativa da Vale e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Fundão.

As atividades compreendem aulas teóricas e práticas sobre o grafite e contam com a orientação técnica dos artistas Geanna Abreu e Renata Apolinário, artistas plásticas formadas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e que detêm experiência em arte de rua, intervenções na paisagem urbana e grafite, além do artista e professor do Departamento de Artes Visuais da Ufes Valdelino dos Santos, mais conhecido como Didico.

Iniciada no último dia 11, a produção artística deverá ser concluída em janeiro de 2018, com entrega de certificados para os moradores que participaram da iniciativa. O trabalho resultará em dois painéis nos bairros Centro e Beira-linha num total de 500 metros feito de correias transportadoras, estruturas que são utilizadas para fazer o transporte de minério de ferro no Complexo de Tubarão, área operacional da Vale em Vitória.  As correias transportadoras foram instaladas na entre a linha férrea da Vale e a rua como forma de reforçar a segurança da comunidade local e da operação ferroviária.

“O Arte no Muro tem como objetivo contribuir para o fortalecimento territorial e comunitário do município a partir do registro de cenas do cotidiano da cidade e de temas como costumes, hábitos e outras características da comunidade local”, explica o gerente de Operações e Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas Domingos Rocha.