Governador afasta-se do cargo para continuar tratamento de saúde

maio 16, 2017

O governador Paulo Hartung licenciou-se do cargo para dar seguimento ao tratamento médico que começou com a retirada de um tumor na bexiga no último mês de fevereiro .  O tratamento de imunoterapia terá duração de seis semanas. A medicação aplicada diretamente na bexiga, por meio de um cateter, em vez de ser administrada por via oral ou injetada na veia. O tratamento de imunoterapia faz com que o próprio sistema imunológico do corpo ataque as células cancerígenas. Dessa forma, os medicamentos afetam principalmente as células que revestem a bexiga, com pouco ou nenhum efeito sobre outras células.

Diagnóstico

No último mês de fevereiro, após sentir incômodos e sangramento ao urinar, o governador Paulo Hartung foi ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para a realização de um exame de imagem e, na oportunidade, os médicos decidiram operá-lo imediatamente. Hartung já fazia um acompanhamento no hospital desde 2003 devido a complicações no rim, por isso decidiram fazer os exames na capital paulista e acabaram detectando o tumor em fase inicial.

Vice assume

A transmissão do cargo foi realizada no gabinete do governador, no Palácio Anchieta, em Vitória. Na tarde desta terça (16), o vice-governador, César Colnago, assumiu o comando do Poder Executivo Estadual pela sétima vez. Colnago assume a interinidade até o próximo dia 24 deste mês.

Durante a agenda de transmissão, o governador Paulo Hartung explicou que, segundo os médicos, o tratamento está sendo bem sucedido com resultados exitosos e ausência de novos tumores cancerígenos. “Passo o Governo para César por um período curto, que por orientação médica, será importante para mim. Vou me preparar para um tratamento de imunoterapia e, neste período, vou descansar para chegar bem e dar continuidade a este tratamento que tem dado tudo certo”, explicou Hartung.