Home Notícias do Dia Governo do ES anuncia maior redução de homicídios em 18 anos, no primeiro bimestre
Governo do ES anuncia maior redução de homicídios em 18 anos, no primeiro bimestre

Governo do ES anuncia maior redução de homicídios em 18 anos, no primeiro bimestre

0

O Espírito Santo registrou queda de 34% no número de homicídios dolosos no primeiro bimestre de 2018. Este é o melhor resultado dos últimos 18 anos, considerando a série histórica desde 2001. Os números são da Gerência de Estatística e Análise Criminal (Geac), da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Comparando os dados é possível perceber que houve redução significativa em todas as três regiões que integram a análise de indicadores da Sesp. Na Grande Vitória a redução é de 31%. Na Região Norte a queda é a mais significativa no período. São 42% a menos em comparação aos anos anteriores. A Região Sul terminou os dois primeiros meses do ano com redução de 27%.

Em fevereiro foram 98 homicídios registrados no Estado. Melhor resultado da série histórica. Pela primeira vez, desde 2001, foi registrado menos de 100 homicídios no mês de fevereiro.

Para o secretário André Garcia é um significante indicativo de que o ano de 2018 será de redução do principal indicador de violência, que permitiu o Estado reduzir durante sete anos seguidos os índices de homicídios entre 2009 e 2016.

“A intensificação das operações ostensivas, as investigações efetivas da polícia judiciária, a integração entre as polícias Militar e Civil e o acompanhamento mensal dos indicadores apresentaram esse tipo de resultado”, pontuou o secretário.

Na Região Metropolitana todos os municípios apresentaram redução nos registros de homicídios dolosos. Destaque para o município de Cariacica que apresentou a maior redução (41%). No mês de fevereiro, o município registrou oito homicídios dolosos, melhor resultado para o mês de fevereiro, desde 2001.

Na região Norte, destaque para os municípios de Linhares e São Mateus. No primeiro bimestre, Linhares contabilizou 12 homicídios contra 22 em 2017, e São Mateus, 12 homicídios em 2018 contra 21 em 2017.

Investimentos

O Governo do Estado divulgou, após o Seminário do Planejamento Estratégico de 2018, o investimento que será realizado em todo o Espírito Santo ao longo do ano. Entre eles, está a conclusão da obra da sede da Polícia Civil, no antigo prédio do Detran. Em relação à instituição, também estão previstas obras de reforma em 20 unidades. A Polícia Civil será também contemplada pelo Governo com 120 viaturas e 250 armas, entre pistolas (180) e fuzis (70).

Duzentas e dezenove viaturas, 3 mil pistolas, 252 fuzis e 1.760 coletes serão adquiridos para a Polícia Militar, que terá obras iniciadas em quatro unidades. Já no Corpo de Bombeiros Militar também haverá construções de cinco unidades, e a corporação será ainda beneficiada com aquisição de 13 veículos e equipamentos de atendimentos a desastres.

 

 

WhatsApp chat