Governo do Estado entrega 89 viaturas para a Polícia Militar

dez 12, 2018

O Governo do Estado entregou, na tarde desta quarta-feira (12), na Praça do Papa, em Vitória, 89 viaturas equipadas e prontas para auxiliar a Polícia Militar em patrulhamento preventivo, interação comunitária e repressão criminal. O investimento é de R$ 12.494.600,00.

Estiveram presentes ao evento o governador do Estado, Paulo Hartung, o secretário de Estado da Segurança Pública, Nylton Rodrigues, o comandante-geral da PMES, coronel Alexandre Ramalho, e outras autoridades.

Chegaram à corporação os veículos Iveco Daily, Mercedes Sprinter e Renault Duster. Quarenta e sete Duster estão destinadas para a Companhia Especializada de Polícia Escolar (13) e para o Batalhão de Polícia de Trânsito (34). Duas Sprinters, que são vans, servirão à Companhia de Missões Especiais (Cimesp).

Outras 40 vans (Iveco Daily), já completamente equipadas, estarão funcionando como as Bases Comunitárias Móveis (BCM), que vão ser posicionadas nos bairros atendidos pelo Projeto Ocupação Social e em polos comerciais, nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Viana, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Colatina e Pinheiros.

Esses veículos contam com câmeras internas e externas de videomonitoramento, monitores, notebooks, acesso à internet e outros equipamentos que possibilitam um monitoramento da movimentação de pessoas nas imediações das Bases, bem como um atendimento mais qualificado ao cidadão. No próximo ano, chegarão outras 53 Bases Comunitárias Móveis (BCM).

O governador Paulo Hartung disse que a Segurança Pública começou a ser reconstruída em 2003.

“Fomos evoluindo. E as polícias e os bombeiros estão de parabéns. Criamos um sistema de cooperação e ainda criamos o nosso Ciodes. Não tínhamos sistema prisional e colocamos ele de pé. E é o número um do Brasil. Meu papel é agradecer”, analisou Hartung.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Nylton Rodrigues, lembrou que 2018 foi o ano de maior captação de recursos para o setor.

“Estamos trabalhando muito, sempre. Conseguimos captar R$ 15 milhões para armamento internacional. Os policiais vão ter as melhores armas do mundo. Quanto à base, isso traz a noção de referência para a população buscar a polícia”, disse Nylton.

O comandante-geral da PMES, coronel Alexandre Ramalho, frisou que é um projeto revolucionário a entrega das bases móveis comunitárias.

“Esse é o verdadeiro policiamento de comunidade. Estaremos monitorando e com cada vez mais proximidade. A tecnologia embarcada é um outro fator importante para sermos eficientes. Poderemos captar imagens. O policial militar serve como um elo para a comunidade”, pontuou o comandante-geral da PMES.

O secretário de Estado de Direitos Humanos, Leonardo Oggioni, detalhou que é muito importante o estreitamento das relações da pasta com o policiamento.

“O Ocupação Social se tornou exemplo. É um trabalho de toda uma secretaria, de todo o Espírito Santo”, disse o secretário.

A chegada dos novos veículos fortalece e valoriza a instituição. E instituições mais fortalecidas, como a Polícia Militar e a Polícia Civil, são mais eficientes na prevenção de crimes. As polícias, de janeiro a outubro, prenderam 1.727 homicidas. A taxa de homicídios dolosos no Espírito Santo é a menor dos últimos 29 anos.

Os indicadores de crimes contra o patrimônio também apresentam redução, na comparação entre 2017 e 2018 (entre os meses de janeiro e outubro). Há queda de 26% de roubo a pessoa em via pública; 35% de retração dos casos de roubos em transporte coletivo; 41% de redução dos números de roubo a comércio; e 31% de diminuição dos roubos de veículos.