Guerra ao aedes neste sábado na GV

fev 13, 2016

Onze municípios do Espírito Santo estão recebendo visitas dentro do mutirão nacional contra o mosquito da dengue. 2500 homens das Forças Armadas estão atuando no Estado, entre Marinha, Aeronáutica e Exército. Esta é a segunda fase da ação. A primeira aconteceu no dia 4 de fevereiro. A terceira e quarta acontecem entre os dias 15 e 18 deste mês. Em Vitória, 120 agentes de saúde de Vitória e 104 homens da Marinha percorrem os bairros. Cada equipe tem quatro pessoas. As equipes vão visitar casas para eliminar focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus..

De acordo com o Capitação de Mar e Guerra, Marcos de Aurélio de Arruda, coordenador da ação no Estado,  as ações também visam reduzir a resistência das pessoas em receber os agentes. “A resistência já reduziu bastante. Conseguimos de 40%  chegar a 2%. Essa divulgação é muito importante e queremos chegar a 0%”, explica.

Na capital o ministro de Ciência e Tecnologia Celso Pansera participou da abertura da campanha. Ele deve realizar o patrulhamento com as equipes.

“Não é um combate fácil de fazer. É um combate contra um inimigo da humanidade e nós temos que trabalhar. No Brasil, nós temos esse fato novo, que é o Zika, que apareceu em abril de 2015. Não se sabe como chegou até a gente, mas se adaptou bem ao Aedes aegypti brasileiro. Conseguiu, em um período curto de tempo, atingir diversos estados brasileiros. Só teremos a vacina daqui 2 ou 3 anos, mas agora o que se deve fazer é combater o vetor, o mosquito”, disse o ministro, em Vitória.

A ação em Vitória faz parte do dia Nacional de Combate ao aedes aegypti que acontece em todo o país e espera visitar cerca de três milhões de residências e distribuir quatro milhões de folhetos. As forças armadas participam do dia nacional com cerca de 220 mil homens do Exército, Marinha e Aeronáutica.