H1N1: vacina nesta terça

jun 6, 2016

As Unidades de Saúde de Coqueiral de Itaparica, Glória, Barramares, Terra Vermelha, Vila Nova, Paul, São Torquato e Jardim Marilândia voltam a vacinar contra a gripe H1N1 nesta terça (07|) As doses estarão disponíveis para idosos a partir de 60 anos, gestantes, crianças entre seis meses emenores de cinco anos e mulheres com até 45 dias de pós-parto.

O município de Vila Velha recebeu 20 mil novas doses da Secretaria Estadual de Saúde. A vacinação segue até o dia 10 de junho (sexta-feira). As Unidades vão vacinar das 8 às 16 horas.

Durante a campanha nacional de vacinação contra a gripe, que aconteceu entre os dias 30 de abril e 20 de maio, Vila Velha aplicou 97.387 doses, atingindo mais de 100%  dos doentes crônicos e profissionais de saúde, que também faziam parte do público alvo.

Segundo a subsecretária de saúde, Carla Estela Lima, “com estas novas doses o município vai atingir a cobertura total de idosos, gestantes crianças e puérperas”.

Vale lembrar que crianças entre seis meses e dois anos tomam a dose fracionada, ou seja, devem retornar depois de 30 dias para aplicar a segunda dose.

Estado

A vacinação contra gripe está sendo retomada em todo o Estado. O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, explica que as 150 mil doses da vacina contra gripe, adquiridas pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), tem como objetivo atingir 100% do grupo prioritário. “Nesta retomada serão vacinadas apenas gestantes, idosos, puérperas e crianças. Os municípios devem vacinar até atingir 100% desse grupo”, afirma.