Home Notícias do Dia Henrique Meirelles elogia equilíbrio das contas públicas do Espírito Santo
Henrique Meirelles elogia equilíbrio das contas públicas do Espírito Santo

Henrique Meirelles elogia equilíbrio das contas públicas do Espírito Santo

0

O Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou na tarde desta sexta (27) que o modelo fiscal desenvolvido e adotado pelo Governo do Espírito Santo serve de exemplo para o país e que a economia capixaba está auxiliando na retomada do crescimento nacional. A afirmação do ministro foi realizada em entrevista coletiva a imprensa realizada após uma reunião de trabalho com o governador Paulo Hartung.

“O Espírito Santo tem uma vantagem importante. Tem uma excelente administração Estadual. O governador Paulo Hartung dá um exemplo para o Brasil de bom controle das contas públicas e isto é muito importante, porque um Estado estar bem administrado, e com as contas púbicas em ordem ajuda no bom funcionamento da economia e não ao contrário”, avaliou o ministro da Fazenda.

Ao ser questionado sobre o recém-anúncio do governador Paulo Hartung que, afirmou na noite desta quinta (26) que tecnicamente, o Espírito Santo está fora da recessão, Henrique Meirelles endossou a avalição do governador capixaba e afirmou que o Estado está em destaque na economia nacional. “O Espírito Santo está bem, tá crescendo e certamente a medida que o restante do país continue a crescer mais isso aí vai beneficiar diretamente o Estado”, analisou.

Ainda na oportunidade, o ministro da fazenda anunciou que será parceiro do Governo do Estado para auxiliar na retomada das atividades da Mineradora Samarco. “Tem essa questão que o governador ,Paulo Hartung, está trabalhando. Vamos procurar ajudar na retomada da Samarco que é muito importante para a economia do Estado”, disse.

Henrique Meirelles detalhou ainda que a economia do país retomou a trajetória de crescimento econômico. Segundo ele, o Brasil está no sexto mês consecutivo com criação de empregos maior do que a quantidade de empregos encerrados e mencionou que o Produto Interno Bruto (PIB) está acompanhando o crescimento do varejo, indústria e comércio e afirmou que o país está saindo da maior recessão socioeconômica de sua história.

Já o governador Paulo Hartung reafirmou que lentamente e de forma progressiva o Espírito Santo está recuperando o crescimento socioeconômico e afirmou que mesmo durante a crise a gestão pública Estadual conseguiu avançar na implementação de políticas públicas transformadoras.

“Mesmo sem a atividade da Samarco que é importante na nossa economia, de acordo com os dados do Instituto Jones dos Santos Neves, tecnicamente o Espírito Santo já saiu da recessão. Estamos com crescimento de vendas e produção em diversos setores da economia capixaba. Ainda lentamente, mas estamos em processo de recuperação. É importante que essa recuperação tenha sustentabilidade. Não pode ser de curto tempo e, para isto, temos que ter a capacidade de dialogar com a população para explicar a necessidade de tocar a agenda de reformas estruturais do país. Isto tomou parte de minha reunião de trabalho com o ministro, Meirelles”, pontuou o governador Paulo Hartung.

 

WhatsApp chat