História dos indígenas no Espírito Santo ganha livro

maio 20, 2018

A presença dos índios na história capixaba, no período de 1798 a 1860, é o tema central do novo livro da Coleção Canaã do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), “Espírito Santo Indígena”, de Vânia Maria Losada Moreira, que será lançado nesta quinta-feira (24), na Biblioteca Pública Estadual, às 18h30. A obra analisa a época na qual o Brasil deixou de ser colônia, provocando mudanças nas relações sociais e culturais, que impactaram profundamente a vida dos índios.

A autora explica que o livro é resultado de cinco estudos, originalmente publicados entre 2010 e 2014, nos quais aborda diferentes aspectos das experiências indígenas no território espírito-santense. “Vistas em conjunto, as pesquisas apontam não apenas para a diversidade indígena no processo histórico regional, mas também para o fato de que uma compreensão mais apurada e consistente da história exige, necessariamente, a inclusão mais sistemática dos índios nos diferentes contextos”, afirma.

Para Vânia, não se pode compreender efetivamente o que era o Espírito Santo colonial e imperial sem a reflexão sobre a influência dos índios, pois eles eram parte vital e atuante na sociedade.  Dentre os temas destacados na obra estão a Guerra de 1808 e as alianças indígenas, a diversidade étnica da população regional, as fronteiras porosas entre a província do Espírito Santo e os sertões, a integração dos índios no mundo do trabalho e a análise sobre o autogoverno dos índios na estrutura local.

“Reunir os cinco textos em um único livro reitera e reforça um argumento que tenho sobejamente sustentado: a inclusão dos índios na história do Espírito Santo não apenas pode refinar a abordagem historiográfica sobre a região, mas também realizar uma das mais importantes funções sociais da historiografia, que é o alargamento de nossa consciência histórica por meio do acolhimento de novos sujeitos, temas e problemas”, conclui a autora.

A autora

Vânia Maria Losada é Professora Titular do Departamento de História e Relações Internacionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desde 1999 empreende estudos sobre os índios na História do Brasil e do Espírito Santo, tendo publicado diversos artigos sobre o tema. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UFRRJ.