Inscrições abertas para caminhada noturna em homenagem a Queimado

mar 13, 2018

Estão abertas as inscrições para a caminhada noturna dos zumbis contemporâneos, que será realizada no sábado (17), como parte das homenagens aos 169 anos da Revolta do Queimado.

A inscrição gratuita pode ser feita pela internet no endereço https://goo.gl/forms/ItPIDTZ4atHdG2J13.

A concentração para a caminhada será às 21 horas, na praça da igreja de Serra-Sede, como informou a diretora do Departamento de Igualdade Racial da Sedir, Maria da Penha Gaspar. “A saída será à meia-noite, em frente à estátua de Chico Prego (um dos líderes da Revolta). Serão percorridos 18 quilômetros até o sítio histórico do Queimado, com apresentações culturais durante o percurso”, informou.

Na caminhada haverá duas paradas: uma no sítio Recanto Morro do Céu, para um café colonial; e outra, na Lagoa das Almas, local emblemático para o movimento negro, onde antigamente os corpos de muitos escravos que não tinham uma cova digna eram lançados. A chegada a Queimado está prevista para acontecer entre as 6h30 e as 7h30 do domingo (18).

A programação dos 169 anos da revolta tem como tema “O sangue dos mártires de Queimado exige: parem de matar a juventude negra”, e foi desenvolvida para chamar a atenção da população para a realidade de violência contra o povo negro e relembrar o ato heroico dos escravos. O evento é realizado pelo Fórum Chico Prego, com o apoio da prefeitura da Serra, por meio das secretarias de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir) e de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).

Márcio Barros, que é também membro da Comissão de Cultura do Conselho do Negro da Serra e do Fórum Chico Prego, detalhou o que vai se desenrolar durante a caminhada noturna. Na concentração, até as 23h30, serão realizadas diversas atividades, como roda de capoeira, sarau poético e contação de histórias, com a participação de figuras ilustres do movimento negro e cultural do Estado, como Teodorico Boa Morte, João Luiz Castello, Mizinho do Samba e Clério Borges, entre outros.

Às 9 horas, os participantes da caminhada e a população em geral estão convidados a participar da celebração afropopular interreligiosa na entrada da mata, com a participação de membros das religiões de matriz africana e das igrejas cristãs católica e protestante.

Além da caminhada noturna e da celebração, na terça-feira (20) está programada uma sessão solene na Câmara Municipal da Serra, com apresentações culturais e homenagens. Já na quarta e quinta-feira (dias 21 e 22), serão realizados os seminários de saúde da população negra da Serra, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Laranjeiras. Nos dois dias, os seminários acontecem das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

A titular da Sedir, Lourência Riani, destacou a importância de relembrar a história do Queimado. “Para nós, Queimado é um marco histórico da cidade da Serra e da luta dos negros no Espírito Santo e no Brasil. Todos os anos, realizar a caminhada noturna dos zumbis contemporâneos e a celebração na subida do Queimado faz com que a gente recupere a história dos nossos heróis negros, conte essa história para as novas gerações e fortaleça a luta do movimento negro”, pontuou.

Queimado

A Insurreição do Queimado é considerada por especialistas como o principal movimento contra a escravidão no Espírito Santo. Em 19 de março de 1849, houve a revolta de escravos por causa de uma promessa não concretizada de liberdade, feita pelo frei italiano Gregório José Maria de Bene aos escravos da localidade de São José do Queimado, hoje distrito da Serra.

Mais de 300 homens, mulheres e até crianças participaram desta rebelião capitaneada por Chico Prego, João da Viúva, Elisiário e muitos outros líderes que articularam seu povo para tomar a liberdade com as próprias mãos.

A insurreição foi um movimento tão forte que para contê-la foram necessárias forças vindas do estado do Rio de Janeiro, além das capixabas.

Os rebelados foram presos e julgados, cinco deles condenados à morte. Um dos líderes da Revolta, Elisiário, escapou da cadeia e refugiou-se nas matas do Morro do Mestre Álvaro e nunca mais foi recapturado. Chico Prego foi capturado e enforcado, em 11 de janeiro de 1850.  Hoje, ele nomeia a Lei de Incentivo Cultural do Município e a estrada de acesso a Queimado.