Jiu-Jitsu ajuda guardas municipais de Vila Velha

out 26, 2016

Os guardas municipais de Vila Velha estão aprendendo Jiu-Jitsu para a proteção pessoal durante uma situação de conflito.  A luta será mais uma ferramenta utilizada pelos guardas na proteção do cidadão.

As aulas são ministradas por guardas graduados na arte marcial para os agentes fora do horário normal de trabalho. Os guardas vão até o local de treinamento, na sede da Guarda Municipal, e durante duas horas, nas segundas, quartas e sextas, dedicam-se a estudar em uma hora o conteúdo teórico e aplicar na hora seguindo o aprendizado na prática.

“Além das técnicas milenares, estamos trabalhando com os guardas uma metodologia que inclui a rotina de um agente da segurança pública, que inclui a abordagem, colocação de algema, verbalização, dentre outras dinâmicas”, afirmou o subsecretário da Guarda Municipal Angelo Fortunato.

Jiu-Jitsu – A arte marcial usa de todo o corpo como instrumento de combate e pretende ainda beneficiar-se do oponente também, utilizando sua energia e seu próprio corpo, por intermédio de projeções, imobilização e contusões.

O jiu-jitsu tem como principais técnicas golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente. Sua origem e desenvolvimento têm como base as escolas de samurais, uma casta guerreira do Japão.