Home Notícias do Dia jovens são selecionados para receber tratamento odontológico gratuito no dia mundial do sorriso
jovens são selecionados para receber tratamento odontológico gratuito no dia mundial do sorriso

jovens são selecionados para receber tratamento odontológico gratuito no dia mundial do sorriso

0

Hoje é o Dia Mundial do Sorriso e os jovens capixabas têm uma ótima oportunidade para cuidar dos dentes de graça. O programa Dentista do Bem, da OSCIP Turma do Bem, irá selecionar milhares de jovens de baixa renda em todo o Brasil para receber tratamento odontológico gratuito. Esta será a quarta edição da Maior Triagem Odontológica do Mundo. A ação acontecerá simultaneamente em cerca 300 municípios do Brasil, outros 10 países da América Latina e Portugal. A expectativa é que mais de 60 mil jovens sejam triados nesse dia.

Aqui no Espírito Santo as escolhas acontecem em Vitória e Cachoeiro.

O objetivo do evento é identificar adolescentes de baixa renda, com idade entre 11 e 17 anos, que necessitam de tratamento odontológico e proporcionar-lhes qualidade de vida por meio do acesso à saúde bucal. De acordo com Organização Mundial de Saúde mais de 20 milhões de brasileiros nunca foram a um dentista.

Documentação

Para participar o jovem deve ter entre 11 e 17 anos, estar acompanhado de um responsável e portar RG, comprovante de residência e de matrícula em escola pública.

A triagem  

O processo é simples, rápido e não invasivo: o dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.

A seleção 

Após a triagem, é elaborado um dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado. A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento; para facilitar o acesso, a TdB encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.

O tratamento

Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.

Locais

Vitória e Cachoeiro de Itapemirim

Escola Viva

 

 

WhatsApp chat