Lançado projeto que acompanha indicadores municipais

dez 5, 2016

O Comitê Gestor do Grupo de Trabalho Excelência Municipal do Movimento Empresarial Espírito Santo em Ação lançou nesta segunda (5) o projeto de acompanhamento dos indicadores municipais.

De acordo com o presidente do ES Em Ação, Aridelmo Teixeira, o projeto Excelência Municipal tem como objetivo medir a eficiência da gestão ao longo do tempo e dar visibilidade e reconhecimento às gestões que adotam práticas democráticas e inovadoras. “A intenção não é comparar os municípios, mas sim medir o desempenho de cada um de acordo com a própria série histórica”, detalhou.

Aridelmo Teixeira disse ainda que a divulgação dos 19 indicadores, que são formados por índices estabelecidos e informações produzidas, tem como proposta que os gestores municipais possam direcionar seu foco nos índices de desempenho em áreas mais críticas.

O governador Paulo Hartung  participou do lançamento e destacou que o projeto faz uso de ferramentas gerenciais modernas com medição em áreas prioritárias para garantir a qualidade de vida da população e permite mais transparência ao poder público municipal, além de identificar as áreas desafiadoras. O governador também defendeu que seja desenvolvida uma versão deste projeto para acompanhar o desempenho do Governo do Estado e demais Poderes da esfera Estadual como, por exemplo, o Poder Judiciário e Tribunal de Contas.

“É um projeto importante e inovador que permite acompanhamento sistêmico de indicadores municipais. Precisamos que ele avance e tenha adesão dos 78 municípios do Estado. Não conheço um projeto com essa qualidade técnica em nenhuma parte do nosso país. É um projeto ambicioso, que mede sete áreas vitais em 19 indicadores com uma diversidade muito bem estruturada”, destacou Hartung.

Excelência Municipal

O Projeto tem como objetivo medir a eficiência da gestão pública municipal e dar visibilidade e reconhecimento às gestões que adotam práticas democráticas e inovadoras.  Ainda de acordo com o ES Em Ação, o projeto permitirá estreitar a relação entre o Estado e o cidadão, que poderá acompanhar de perto a evolução dos indicadores de gestão.

Instituições envolvidas

Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Ministério Público, Tribunal de Contas, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), Secretaria de Estado do Governo (SEG), Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), Secretaria de Planejamento (SEP) e Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

Quem quiser ter acesso aos dados completos deve acessar o site do projeto.