Livro aborda o papel das igrejas no mundo atual

set 6, 2016

 

O livro Fogo Estranho no Altar, do jornalista Roberto Junquilho, será lançado em Vitória na primeira semana de outubro, mas já pode ser adquirido via internet nas livrarias Cultura e Saraiva, as duas maiores redes do mercado livreiro do País. A obra leva o selo da editora Chiado, de Portugal, onde também estará no mercado, e aborda o papel das igrejas no mundo atual.

Fogo Estranho no Altar é um conjunto de informações, estudos e reflexões que interessam a todas as camadas de leitores, especialmente o público cristão, a partir da vivência do autor, um ex-ateu, no meio rotulado de evangélico. O livro levanta questionamentos, a partir da Bíblia e, também, de conceitos de pensadores seculares, sobre o posicionamento das igrejas diante de problemas sociais que se chocam com a doutrina cristã, dentro de um padrão estabelecido pelo capital financeiro.

“Não é um livro sobre religião, embora trate dos ensinamentos de Jesus e dos apóstolos, mas uma visão sociológica e crítica com foco nos novos paradigmas doutrinários voltados para o dinheiro e os interesses de grupos econômicos poderosos que exercem domínio sobre a sociedade atual em nível planetário. Nesse cenário, no entanto, a genuína igreja de Cristo se move e dá o seu testemunho”, afirma o autor.

Junquilho explica que lideranças religiosas desprezam a Bíblia, utilizam o marketing, a psicologia e suas derivações e lançam mão de novas correntes filosóficas, do mesmo modo que as esferas de poder globalizadas, legitimando fatores de opressão geradores de pobreza. “É o modelo do mundo  na igreja e não a igreja transformando o mundo, como deveria acontecer, o que provoca significativas distorções no perfil doutrinário”.

O livro abre um canal de reflexão sobre o chamado evangelho da prosperidade e também o social, trazendo uma visão objetiva do significado de salvação para a humanidade.