Livro discute mercantilização da religião

set 29, 2016

Religião e Mercado

O jornalista Roberto Junquilho fala na entrevista sobre o livro Fogo Estranho no Altar. O livro, que será lançado na primeira semana de outubro, aborda o papel das igrejas no mundo atual.

O livro

Fogo Estranho no Altar é um conjunto de informações, estudos e reflexões que interessam a todas as camadas de leitores, especialmente o público cristão, a partir da vivência do autor, um ex-ateu, no meio rotulado de evangélico. “Não é um livro sobre religião, embora trate dos ensinamentos de Jesus e dos apóstolos, mas uma visão sociológica e crítica com foco nos novos paradigmas doutrinários voltados para o dinheiro e os interesses de grupos econômicos poderosos que exercem domínio sobre a sociedade atual em nível planetário. Nesse cenário, no entanto, a genuína igreja de Cristo se move e dá o seu testemunho”, afirma o autor.

Junquilho explica que lideranças religiosas desprezam a Bíblia, utilizam o marketing, a psicologia e suas derivações e lançam mão de novas correntes filosóficas, do mesmo modo que as esferas de poder globalizadas, legitimando fatores de opressão geradores de pobreza. “É o modelo do mundo  na igreja e não a igreja transformando o mundo, como deveria acontecer, o que provoca significativas distorções no perfil doutrinário”.

O livro abre um canal de reflexão sobre o chamado evangelho da prosperidade e também o social, trazendo uma visão objetiva do significado de salvação para a humanidade.