Maio Amarelo: Detran faz ação educativa com motoristas em Vitória

maio 2, 2017

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) deu início às ações de rua do Movimento “Maio Amarelo’. As abordagens ocorreram no cruzamento da Avenida Maruípe com a Avenida Nossa Senhora da Penha, em Vitória. Os motoristas receberam material educativo sobre o movimento e participaram de um quiz com perguntas sobre trânsito. A ação contou com a participação da Patrulha da Alegria, projeto social da Polícia Militar.

O condutor Gilson Pereira de Souza foi abordado pela equipe do Detranzinho, o espaço de educação do órgão, e elogiou a ação. “É necessário conscientizar os motoristas e também as crianças na escola para que aprendam desde cedo a respeitar as regras de trânsito. Não é pela multa, mas pela vida que deve ser preservada”, disse.

Com 50 anos de habilitação, o taxista Nilson Martineli se orgulha de nunca ter se envolvido em acidentes. “Eu, que trabalho diariamente nas ruas, vejo como o trânsito hoje em dia está complicado e percebo que o motorista precisa de ações de conscientização como essa. Isso é muito válido para alertar o motorista sobre a importância do respeito à sinalização e às regras”, falou.

A diretora Técnica do Detran|ES, Edina de Almeida Poleto, destaca que as ações continuarão durante todo o mês reforçando as atividades de educação de trânsito do Detran|ES. “Vamos realizar ações na Grande Vitória e no interior para conscientizar a população sobre a importância das atitudes responsáveis no trânsito. As pessoas precisam entender que uma escolha errada no trânsito pode ter como consequência um acidente que vai prejudicar a sua vida e a do próximo. São preocupações individuais, mas que têm grande impacto na coletividade. Nosso objetivo maior é a preservação da vida”, destacou.

Maio Amarelo

Na última quinta-feira (27), foi lançada no Estado mais uma edição do Movimento “Maio Amarelo’, que em todo Brasil busca reduzir o número de acidentes. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de ter atitudes responsáveis no trânsito e como as escolhas individuais afetam o dia a dia de toda sociedade.

O Maio Amarelo é um alerta para mostrar a dimensão e o impacto que os acidentes têm no mundo e no Brasil. O tema deste ano, “Minha escolha faz a diferença”, foi definido em janeiro pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e tem como objetivo ressaltar o conceito de que não há acidentes, e sim, escolhas inadequadas.

Para trabalho do tema em um contexto local, o Detran|ES abordará o que as crianças pensam sobre as atitudes dos adultos com os quais convivem. “O ato de dar o bom exemplo é uma decisão de cada um. Entretanto, queremos propor uma reflexão sobre o olhar infantil. Sobre o que eles pensam com as atitudes dos pais, tios, enfim, adultos responsáveis sobre eles. A ideia principal é a representatividade de futuro, de exemplos para o futuro”, destaca o diretor-geral do Detran|ES, Romeu Scheibe Neto.

Movimento Rua Coletiva

Dentro da campanha Maio Amarelo, o Governo do Estado inovou e lançou no Espírito Santo, há um ano, o Movimento ‘Rua coletiva’, que tem como objetivo chamar os capixabas para uma reflexão sobre o comportamento no trânsito e para uma convivência melhor a cada esquina, de forma mais humana e gentil.

O movimento aborda seis principais focos de atenção: uso do celular, cinto de segurança, capacete para motociclistas, cadeirinha para crianças, velocidade e alcoolemia.

Maio Amarelo 2016

Durante o mês de maio do ano passado, no período em que é realizado o Movimento “Maio Amarelo”, mais de mil pessoas receberam os panfletos educativos; 2 mil carros foram abordados em ações educativas e mais de 7 mil pessoas participaram de um estande interativo em shoppings da Grande Vitória. Para reforçar ainda mais a conscientização para a preservação das vidas, o Detran|ES participou de uma simulação de acidente envolvendo 40 vítimas, com parceiros que também atuam na redução de acidentes no trânsito. E encerrou o mês com um passeio ciclístico, que contou com 1.200 participantes.