Mais de 180 pessoas realizam teste para detectar hepatite na Sesa

jul 28, 2017

Nesta sexta (28), Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, 184 pessoas realizaram o teste rápido para detectar a doença. Os testes foram realizados pela manhã na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na Enseada do Suá, e durante a tarde, na antiga sede da secretaria, em Bento Ferreira.

Servidores, estagiários e pessoas que passavam por esses locais puderam fazer o teste, cujos resultados ficavam prontos em 15 minutos, totalmente de graça. Também houve busca por informações sobre a hepatite.

No Espírito Santo, a estimativa é que pelo menos 1% da população tenha hepatite C, e que entre 2% a 7% da população já tenha entrado em contato com o vírus da hepatite B.

Em 2016, foram notificados 1.172 casos de hepatites virais no Estado. Este ano, até o dia 22 de junho, foram notificados 433 casos da doença.

A hepatite A é transmitida por meio de água e alimentos contaminados. Os sintomas são dor abdominal, mal-estar, náuseas, vômitos e icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos), podendo evoluir nos cenários mais graves com falência aguda da função do fígado e necessidade de transplante desse órgão.

Já as hepatites B e C, segundo o médico, são doenças silenciosas e podem se manifestar apenas anos depois de serem adquiridas, ou seja, a pessoa tem a doença mas não sabe já que ela não apresenta sintomas.

Os tratamentos para a doença podem ser feitos gratuitamente nos Serviços de Atendimento Especializado de IST, Aids e Hepatites.