A 14ª edição do Festival gastronômico Manguinhos Gourmet começa neste sábado (21), segue no domingo (22) e no próximo fim de semana (28 e 29). Os dois finais de semana dedicados à gastronomia terão a participação de 15 restaurantes, cinco ateliês de arte e três pousadas.

Em cada estabelecimento, o menu degustação será servido na rua ou em seus quintais, sem a necessidade de ocupar uma mesa no restaurante: basta chegar e solicitar a degustação, com preços acessíveis. A degustação de entrada ou de sobremesa custam R$ 15,00 e a degustação do prato principal custa R$ 20,00.

Para melhor comodidade, caso o visitante tenha o interesse em permanecer em apenas um estabelecimento, também existe a opção de apreciar as versões do cardápio, com preços variados, de acordo com cada restaurante participante. Se preferir, ele também pode optar pelas duas alternativas.

Jardineira Gourmet 

Como opção de lazer, os participantes podem passear pelas ruas bucólicas de Manguinhos, seja a pé, de bicicleta ou utilizando a “Jardineira Gourmet”, que estará circulando, de forma gratuita, durante o horário do evento, nos dois finais de semana. Além disso, um guia especializado acompanha todo o trajeto deste passeio cultural e gastronômico, explicando a história do festival, os pratos, apontando os restaurantes e demais estabelecimentos participantes, além das raízes culturais do balneário.

Artesanato

Lançamento deste ano é a D’Manguinhos, uma feira de arte e artesanato inédita com espaço exclusivo no evento, que vai contar, ainda, com uma área kids. Nela, as crianças serão recebidas com brincadeiras, tendas de doces, cultivo afetivo, artes e exposição, desfiles de moda infantil, gastronomia infantil, lojinhas, congo, capoeira infantil e muito mais, incentivando as famílias a frequentarem com seus filhos.

O Festival Manguinhos Gourmet tem o apoio da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).