Home Notícias do Dia Maurício de Oliveira ganha estátua no calçadão de Camburi
Maurício de Oliveira ganha estátua no calçadão de Camburi

Maurício de Oliveira ganha estátua no calçadão de Camburi

0
Maurício de Oliveira Setembro 2002
Maurício de Oliveira Setembro 2002 -ascom PMV

O músico Maurício de Oliveira está eternizado na praia de Camburi. Ele, que foi um dos maiores violonistas do Espírito Santo, ganhou estátua no calçadão.  A obra foi criada pelo artista Fernando Poletti. A estátua, em bronze, é em  tamanho natural, com o músico sentado em um banco na companhia do seu inseparável violão e tem iluminação especial. O objetivo da obra, além de homenagear uma das figuras mais emblemáticas da cultura local, é criar uma interação entre munícipes e turistas com o músico.

Para a família, a estátua é uma forma de perpetuar a importância do artista para cidadãos e visitantes. “Essa homenagem para nós, filhos e família, é muito importante. Ele foi um grande violonista e um ícone da cultura do Espírito Santo. Essa é uma oportunidade de mantê-lo vivo, já que ele nos ensinou a amar esta cidade”, afirmou a filha Eloísa Oliveira Pinto.

Maurício de Oliveira nasceu em Vitória, em 1925. Filho de pescador, passou a infância na região da Praia do Suá, período em que já se dedicava à música através do aprendizado do violão com seu irmão mais velho.

No decorrer da sua vida artística, recebeu inúmeros prêmios, entre eles o 2º lugar no Festival Internacional do Violão, em 1955, em Varsóvia, além de um prêmio da Fundação Cultural do Espírito Santo por sua contribuição para o desenvolvimento da música capixaba.

Foi professor de violão e diretor da Escola de Música do Espírito Santo, sendo considerado mestre de vários chorões da cidade de Vitória e uma das personalidades mais importantes na história da música popular do Espírito Santo. Faleceu em setembro de 2009.

WhatsApp chat