Miró em exposição no Palácio Anchieta

set 24, 2015

Os capixabas já podem visitar a exposição “ A Magia de Miró”, com obras do pintor espanhol expostas no Palácio Anchieta, no centro de Vitória. A mostra que reúne 69 obras do pintor, além de fotografias que mostram um pouco da vida de Miró já foi vista em outras sete capitais e fica em Vitória até o dia 15 de novembro, quando retorna a Madrid, na Espanha.
“Temos grandes motivos para comemorar. O primeiro é a vinda das obras deste grande artista ao Estado, uma parceria com o Instituto Sincades. Miró é um libertare, um surrealista, e um artista de linguagem transversal, que passa por diversas linguagens, juntos a tantos outros artistas que lutaram pela liberdade. Muito mais do que pintar quadros, eles expressavam o desejo de liberdade. Então, é muito consistente a mostra ser realizada nesse espaço que expressa a transparência. Miró e o Espaço Cultural do Palácio Anchieta têm tudo a ver”, destacou o secretário João Gualberto de Vasconcelos.
A exposição “A Magia de Miró” já foi vista por mais de 60 mil pessoas em suas passagens pelos outros estados.
“A mostra chega a Vitória revelando um aspecto intimista e experimental de Miró. O curador e dono dessa mostra, Alfredo Melgar, fez a curadoria baseada na história pessoal com Miró. Então, são obras escolhidas com grande afeto, sendo 69 originais, de primeira linha. Espero que os capixabas aproveitem a exposição”, disse a produtora executiva da mostra, Denise Carvalho.
A vinda da exposição “A magia de Miró” para Vitória é uma realização do Instituto Sincades, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com o apoio da Embaixada da Espanha no Brasil.
Quem foi
Joan Miró i Ferrà foi um importante escultor e pintor espanhol. Nasceu na cidade de Barcelona (Espanha) em 20 de abril de 1893 e faleceu em Palma de Maiorca (Espanha) em 25 de dezembro de 1983. É considerado um dos maiores representantes do surrealismo.