Home Espírito Santo Monumento 360º restaurado é entregue à população
Monumento 360º restaurado é entregue à população

Monumento 360º restaurado é entregue à população

0

O monumento, inicialmente, foi inaugurado na cor branca, mas a proposta é que ele sempre esteja em transformação com a mudança da coloração por meio de intervenções artísticas, sejam elas realizadas por fotógrafos, grafiteiros, artistas plásticos e alunos da rede pública municipal de ensino.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, ressalta a importância do monumento. “O Monumento Vitória 360º é uma ideia genial do artista capixaba Zota Coelho e é único no mundo. É uma estrutura anamórfica, que só se lê Vitória de um determinado ponto e ela foi feita para receber intervenções artísticas, a cada período. Começou com o branco, passou pela intervenção colorida quente do Ficore. E agora a Prefeitura abre edital para mais uma nova intervenção. O monumento combina totalmente com a nossa cidade e virou um ponto de todos os turistas, que é vir a Vitória e levar uma foto deste monumento único de amor à cidade”.

O monumento Vitória 360º, na Enseada do Suá, passou por um
processo de restauração e será entregue, nesta terça (31).

Convite

 “O monumento 360, obra única no país por conta de seu formato e caracterização, expressa o que é o capixaba: moderno, alegre, expressivo e singular – não importa a perspectiva de quem olha” disse o Secretário de Cultura, Francisco Grijó.

Ele disse, ainda, que a restauração recuperou as cores desgastadas pela ação natural do tempo e a beleza do patrimônio, que pertence à cidade, será destaque na paisagem.

 “O monumento irá novamente surpreender os moradores e, também, os turistas que nesta época do ano, chegam à Capital em maior quantidade”, comemorou Grijó.

Estilo

O artista responsável é Ficore, o mesmo que idealizou e realizou a pintura que atualmente colore o local. Possui mais de 20 anos de carreira e tem trabalhos em destaque também em outras cidades e países.

Segundo Ficore,a obra traz o meu estilo e identidade artística autoral, fruto de mais de 20 anos de carreira.

Com traços que transitam entre o geométrico e o orgânico. As linhas que se cruzam sugerem uma unidade a partir das formas fragmentadas. Uma relação direta com o conceito da cidade, onde as diferenças e pluralidade definem a nossa atmosfera sociocultural e identidade.

 “Busquei explorar a particularidade do Monumento, brincando com a questão da perspectiva. Criei uma imagem de um grande peixe que só pode ser visto com exatidão do ponto onde se lê Vitória. As minhas obras, naturalmente reservam significados intrínsecos, pois são abstratas ao primeiro olhar, mas guardam surpresas. Sendo assim cada pessoa pode encontrar seus próprios significados e reagir conforme o sentimento do momento”, destacou o artista.

A paleta de cores é a combinação de uma série que venho realizando desde 2013, e entendo que tem a cara de Vitória; com contrastes e vibração acentuados. Na própria distribuição dos tons eu expresso mensagens que podem ser desvendadas.

Criado e doado ao município pelo designer Zota Coelho, o monumento possui quatro metros de profundidade, cerca de 2,5 m de altura e 12 m de comprimento. O designer explicou que foi pensado em algo diferente para que pudesse ser visto, frequentado e fotografado pela sua originalidade e efeito provocado a cada novo olhar.

Edital

A Secretaria de Cultura de Vitória abriu edital para seleção de artista para realizar intervenção artístico-urbana no monumento Vitória 360º.

As inscrições são on-line e podem ser feitas até as 18 horas do dia 17 de janeiro de 2020.

Clique no link das inscrições. 

O edital prevê que a obra seja realizada até maio de 2020. Cada proponente poderá apresentar apenas uma proposta e deve comprovar residência no município de Vitória, por meio de comprovante no próprio nome. O edital faz parte do projeto A Arte é Nossa, que realiza intervenções de arte urbana em diferentes pontos da capital.

O artista selecionado receberá o valor de R$ 25 mil, oriundos do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura) e informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3132-2068.

WhatsApp chat