Mosquitos: fumacê  circula em bairros de Vitória e Serra

jan 26, 2017

O carro fumacê continua circulando por regiões onde foi registrada maior infestação de mosquitos em Vitória. Na Serra, esta semana, o carro fumacê está circulando em 61 bairros do município.

Em Vitória, na madrugada desta sexta (27), das 3 às 6 horas, Itararé e Ilha de Monte Belo serão contemplados. Segunda (30) e terça (31), Mata da Praia e Morada de Camburi receberão aplicação espacial de inseticida, também de madrugada. Já na quarta (1º), fechando o roteiro atual, será a vez de Vila Rubim, Santa Clara, Moscoso e do Quadro, das 3 às 6 horas.

O objetivo é eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya, e também os mosquitos comuns. O itinerário foi elaborado pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) para os bairros onde foram registrados mais casos de dengue nos últimos dias e também mais reclamações através do Fala Vitória 156.

Tratamento

O CVSA realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos em todos os bairros de Vitória ao longo do ano, com a realização de vistorias, limpeza, tratamentos biológicos, monitoramento da população de mosquitos Aedes aegypti e aplicação espacial e focal em Ultra Baixo Volume (UBV), método conhecido como fumacê.

Além do fumacê, a Prefeitura realiza o tratamento dos criadouros naturais dos mosquitos silvestres e comuns com aplicação de larvicida biológico e faz visitas domiciliares, por meio dos agentes de combate à dengue.

SERRA

Nesta semana o carro fumacê está circulando em 61 bairros do município da Serra. Esta é mais uma ação adotada para combater ao mosquito Culex. Os carros fumacês circulam pelos bairros em horários estratégicos para otimizar os serviços de borrifamento, acontecendo sempre antes do nascer do sol,  das 4 às 7 horas, e no pôr-do-sol, de 17 às 20h30, quando a temperatura é amena e sem ventos fortes.

Além deste serviço, a Vigilância Ambiental em Saúde vem intensificando as atividades de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti em todos os bairros do município com ações de educação em saúde no sentido de orientar moradores, sobre o inseto, sobre o carro fumacê e também da importância de colocar o lixo nos dias e horários da coleta regular.

A população pode ajudar com simples atitudes como, por exemplo: não deixar água parada em plantas, caixa d’água sem tampa e não descartar lixo em local irregular. Essas são medidas que ajudam no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Também são realizadas visitas dos agentes de combate a endemias as residências das pessoas notificadas com a doença. É feita a pulverização a pé no raio de 150 metros das residências dessas pessoas.

Disque-Dengue

Os serviços do Disque-Dengue funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O morador que quiser tirar dúvidas ou realizar denúncias, sem se identificar, de locais com focos do mosquito Aedes aegypti pode ligar para o telefone 3228-5394 que os agentes de combate à endemias visitam o local.

Confira o itinerário do carro fumacê:

Sexta-feira (27) – Feu Rosa, Boulevard Lagoa, Vila Nova de Colares, Ourimar, Alterosas, Praia da Baleia, Portal de Jacaraípe, São Pedro, Castelândia, Parque Jacaraípe, Estância Monazítica, Jardim Atlântico, Costa Dourada, Lagoa de Jacaraípe e Nova Zelândia.