A Assembleia Legislativa do Estado abre as portas para receber a II Exposição Internacional de Arte Naif “Universo da Alma Ingênua” nas Galerias Marien Calixte e Francisco Schwartz. A mostra que reúne o trabalho de 37 artistas de várias partes do mundo, como Brasil, Turquia e Israel e tem curadoria da capixaba Ângela Gomes, vai até o dia 30 de novembro.
Cinco artistas capixabas vão representar o Estado na mostra internacional. Iniciante na arte Naif, Celso Andrei Fregona, de Linhares, promete encantar com o colorido das suas telas. A artista autodidata Ademir Torres também vai expor sua obra, caracterizada por ser uma pintura bem particular, com um toque de natureza e ingenuidade. “O Brasil está entre os maiores celeiros de artistas naifs no mundo e os capixabas se destacam pela beleza do seu trabalho”, declara a curadora da mostra, Ângela Gomes, que é natural de Cachoeiro de Itapemirim.
Entre os brasileiros, está o mineiro José Damasceno, de 67 anos, 40 deles dedicados à pintura. Ele, que gosta de observar prédios, casas, ruas e avenidas, faz questão de destacar que as pessoas são o mais importante em suas pinturas. “Tenho visão positiva da vida, gosto de gente. Vejo as pessoas sempre com alegria, mesmo não tendo motivo para isso. Acho que o Brasil sempre tem um lado bom”, declara. O trabalho da pernambucana Ivone Gonçalves Mendes também estará exposto. Autodidata em Naïf, ela retrata o cotidiano do agreste usando pincéis, cores e amor.
Entre os artistas internacionais está o colombiano Alejandro Pinzón que participou da edição anterior da exposição e volta este ano com a obra “Des-Orden”. Seu trabalho reflete tudo aquilo que o preocupa e o rodeia. “Estou procurando a inspiração nas memórias, experiências, histórias, música, costumes da minha cidade onde eu cresci e o que uma pessoa pode sentir. Minhas pinturas são fruto de um trabalho profundo realizado por mais de 30 anos, neste momento encontrei uma maneira de materializar essas memórias nas quais eu expresso através da pintura primitivista”, afirma o pintor. “Nesta edição temos 13 artistas a mais se compararmos com a última edição e isso é muito positivo, pois nos dá a certeza de que terá vida longa este projeto de expor o trabalho de pintores de todo mundo para os capixabas”, comemora a curadora Ângela Gomes, que também vai participar da mostra.
Lançamento
A artista carioca Catherine Beltrão vai lançar o livro “ArtenaRede, do virtual ao real”. A obra, que apresenta um projeto que reúne tecnologia e arte, é um dos sonhos realizado da autora, engenheira de formação e amante das artes por criação. Seu próximo passo é criar o Museu ArtenaRede, o primeiro surgido a partir de um site. “Este livro faz parte das fundações do Museu. Quando a gente coloca esse sonho ao alcance da comunidade é porque estamos abrindo as portas do Museu à visitação de todos”, declara a artista, que criou uma campanha de financiamento coletivo para a execução do projeto.
E vários artistas já confirmaram presença no vernissage, como os mineiros Eliana Martins e Damasceno Teles e o paulista Henry Vitor Santos.
Homenagens
A Exposição Internacional de Arte Naif “Universo da Alma Ingênua” será marcada também por homenagens feitas a artistas e incentivadores da arte. Serão condecorados os pintores capixabas Elpídio Malaquias (in memorian), Nice Nascimento Avanza e Rômulo Cardoso, além do jornalista e gestor cultural Marien Calixte (in memorian), que terá uma obra exposta na mostra internacional. “Faremos uma menção honrosa a eles. É uma forma de reconhecermos o talento e a importância do apoio destas pessoas para o fomento da arte no Espírito Santo”, declara Ângela Gomes.
Participantes
Participam da II Exposição Internacional de Arte Naif “Universo da Alma Ingênua” os artistas Ângela Gomes (ES), Ademir Torres (ES), Erminda Breda (ES), Celso Andrei Fregona (ES), Juju Menegatti (ES), Lidia Papic (Argentina), Ernane Cortat (RJ), Gerardo Souza (RJ), Eliane Martins (MG), Damasceno Teles (MG), Dionisio-TioTonho (MG), Henry Vitor Santos (MG), Edith do Embu (SP), Fátima Camargo (SP), Raquel Gallena (SP), Elsa Farias (SP), Enzo Ferrara (SP), Ivone Gonçalves Mendes (PE), Helena Rodrigues (BA), P. Jorge (BA), Martha Tominaga (Argentina), Lidia Papic (Argentina), Alejandro Pinzón (Colômbia), Herminia Roncancio (Argentina), José Luiz Chavez Tejada (Peru), José Manuel Escobar Rios (Peru), José Jorge Chavez Morales (Peru), Luiza Caetano (Portugal), Cristina Verda (Espanha), Rafael Leon (Itália), Kia-Maria-Aho (Finlândia), Ottilia Bogdan Cormos (Romênia), Mehmet Selvi (Turquia), Carolina Karpati (Israel), Orna Geva (Israel), Susy Kleyff (Israel) e Victória Seppanen (Israel).