Mucane recebe debate e homenagem para mulheres negras

ago 4, 2017

Debater a presença da mulher negra na reforma trabalhista e o impacto desta pauta no seu cotidiano. Esta é uma das propostas do debate “Mulheres Negras e as Reformas Trabalhistas”, que acontece nesta sexta (04), a partir das 18h30, no Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” – Mucane.

A discussão acontece em função do Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, instituído no ano de 1992 e comemorado em 25 de julho. A data é um marco da resistência da mulher negra contra a opressão de gênero, o racismo e a exploração de classe e tem o objetivo de dar visibilidade e reconhecimento à presença e a luta das mulheres negras.

O bate-papo faz parte da 4ª edição de homenagens as Mulheres Negras Capixabas, espaço para análises, reflexões e troca de ideias e experiências sobre a atual condição das mulheres negras no Brasil.

Para Adriana da Silva, da Direção Nacional da UNEGRO e Secretária de Igualdade Racial da CTB/ES a troca de experiências fortalece e aproxima as mulheres negras. “Há que se cantar criatividades, histórias de sobrevivência que em nível de comunidades reconstroem solidariedade que possibilita vida, continuidade e recriação cultural”.

Durante o evento acontecerá uma feira de produtos artesanais confeccionados por mulheres, sorteio de brindes e um coquetel com pratos da culinária afro-brasileira.

O evento é uma realização da União de Negros pela Igualdade (UNEGRO/ES) em parceria com a Central de Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB), e conta com o apoio do Fórum Estadual de Mulheres Negras e do Mucane.