Mulheres Negras Capixabas lutam contra o preconceito e o racismo

maio 29, 2015

O Encontro das Pretas surgiu de um sonho antigo de Priscila Gama em reunir mulheres negras para um momento de troca de experiências sobre beleza, cultura, moda e vivência negra. A programação inclui palestras de conscientização; workshops de tranças, turbantaria e penteados; cuidados com a pele e com os cabelos e maquiagem.
“O Encontro é um evento de empoderamento para que a mulher negra possa apropriar-se de sua estética e cultura, não gostamos da ideia de dizer que a mulher negra precisa aceitar-se, na verdade ela precisa apropriar-se mesmo, ocupando o espaço no mundo que temos direito”, detalha Priscila sobre o principal mote que fez com que o evento fosse estruturado. Ela também frisa que as temáticas de todas as atividades do evento prezam por abranger a mulher negra como um todo, desde às cacheadas, as crespas e as que usam cabelos lisos, todas as negras e suas formas de apresentar-se à sociedade.
Priscila é blogueira do site Ziriguidum, que aborda beleza, moda e cultura negra – a única blogueira negra do Estado. “Quando vi que eu era a única blogueira negra daqui, que escreve para as negras, senti que eu precisava me posicionar quanto a isso, as pessoas inclusive me cobravam. Quando me posicionei comecei a perceber que são tão poucos os eventos voltados ao público negro e, assim, fui alimentando essa ideia de realizar um encontro”, explicou.

fonte: século diário