Home Notícias do Dia Municípios da GV se unem para fiscalizar andada do caranguejo
Municípios da GV se unem para fiscalizar andada do caranguejo

Municípios da GV se unem para fiscalizar andada do caranguejo

0

O primeiro período de andada do caranguejo-uçá nos mangues da Grande Vitória começa na quinta (18). Para evitar que catadores e comerciantes desrespeitem o período de reprodução dos animais, as prefeituras de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra vão realizar um trabalho conjunto de fiscalização durante o período que vai até 25 de janeiro,seguindo a portaria 019-R de 2017 do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Os trabalhos terão a parceria da Polícia Ambiental.

“No dia 18 (quinta-feira), a Gerência de Fiscalização da Semmam e as secretarias de Meio Ambientes das demais prefeituras usarão embarcações para fazer este trajeto: Vitória, foz do rio Aribiri (Vila Velha), canal de Vitória, Ilha das Caieiras, foz do Rio Santa Maria (Cariacica) e Canal dos Escravos (Serra). O objetivo é orientar as pessoas sobre a importância da andada”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Vitória, Luiz Emanuel Zouain.

Para alertar os comerciantes e cidadãos sobre a andada, equipes da Educação Ambiental de Vitória estão orientando os quiosques da Curva da Jurema e Camburi, bares e restaurantes.

Quem for flagrado capturando, comercializando ou consumindo o animal durante a andada será encaminhado para a Delegacia de Crimes Ambientais e sofrerá as penalidades, que podem ser pagamento de multas e até prisão. As denúncias podem ser feitas através do Fala Vitória 156.

Acasalamento

A andada é a época em que o crustáceo faz o acasalamento e a desova, o que o torna uma presa fácil para os catadores. Por isso, é necessário respeitar o tempo de reprodução para que o ecossistema manguezal não seja prejudicado.

A cata, o transporte, o armazenamento e a comercialização do caranguejo-uçá estão proibidos desde esta quinta (18) até o dia 25 de janeiro. Os outros períodos são: de 17 a 24 de fevereiro e de 19 a 26 de março, em todo o Espírito Santo.

WhatsApp chat