Mutirões na GV marcam a Semana Nacional de Conciliação

nov 21, 2016

Durante a Semana Nacional da Conciliação, de 21 a 30 de novembro, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) realiza ações para promover o maior número de acordos. O programa, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é um esforço concentrado de todos os tribunais do país para conciliar o maior número possível de processos.

Nesta segunda-feira, 21, teve início o Mutirão da Semana Nacional da Conciliação, no Salão do Júri do Fórum de Cariacica, com atendimentos das 8h30 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Além de Cariacica, que sediará a ação, também estão em análise processos que tramitam nas Comarcas de Vitória, Vila Velha, Viana, Guarapari, Fundão e Serra.

Durante o mutirão, serão analisados 1200 processos envolvendo bancos, empresas de TV por assinatura, de seguro DPVAT e de tecnologia da informação. Ao final das audiências conciliatórias, as atas serão imediatamente submetidas a um dos juízes integrantes do grupo de trabalho responsável, e em seguida, devolvidas às Varas de origem.

Outra ação realizada pelo TJES, é a 3ª Ação de Mediação de Família, que também teve início nesta segunda-feira, 21. Ao todo, 113 sessões de mediação estão designadas para o período. Os processos foram encaminhados pelas Varas de Família das Comarcas de Serra, Vitória e Vila Velha. Cada unidade judiciária ficou responsável por triar 10 processos em fase inicial e passíveis de serem submetidos à mediação de conflitos.

Inauguração

O primeiro dia da Semana Nacional da Conciliação no Espírito Santo foi marcado pela inauguração, em Cariacica, de mais um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).  O 7º Cejusc conta com um ambiente climatizado e amplo, proporcionando atendimento humanizado a quem procura o Centro. Pensado para reverberar uma atmosfera agradável, o espaço exala toda a idéia do projeto, que é criar um clima amistoso e conciliatório entre os litigantes dos processos analisados durante o período de conciliações.