Novo programa na costa capixaba: ver baleia

set 22, 2015

baleiaAs baleias jubarte serão atração no litoral capixaba a partir do próximo final de semana. Uma embarcação, com capacidade para 15 pessoas e equipada para oferecer comodidade e segurança aos visitantes, sairá da costa da capital em direção a alto-mar para observação de baleias e golfinhos, todos os finais de semana. As baleias jubarte podem ser vistas na costa capixaba entre julho e dezembro.

As baleias ficam de 10 a 20 milhas náuticas (entre 20 e 40 quilômetros) de distância da costa. O passeio, que é aberto a moradores, pesquisadores, biólogos e estudantes, vai durar, em média, cinco horas (entre ida e volta), mas poderá ter até três horas para contemplação das espécies.

As saídas dependerão das condições de navegação, e a data poderá ser alterada com 48 horas de antecedência. Pode ocorrer de não serem avistadas as espécies, por se tratar de uma atividade da natureza.

Para o representante da ONG Voz da Natureza Vitor Rodrigues, “esse tipo de turismo ecológico vai causar a sensibilização das pessoas, que terão o privilégio de se aproximar de uma espécie tão surpreendente e encantadora, além de proporcionar uma experiência única e inesquecível”.

Espécies

As baleias jubarte são o “carro-chefe” pela abundância e exuberância. São animais grandes e mamíferos que possuem variedade de comportamentos: saltam, expõem a cauda e se agregam.

Outros cetáceos também poderão ser observados, como o boto-cinza (mais comum na costa), golfinho pintado-do-Atlântico, Golfinho pan-tropical, Baleia Minke, Cachalote (mais raros) e outros.

No dia 11 de setembro, a Prefeitura de Vitória e o Instituto Baleia Jubarte assinaram um protocolo de intenções para desenvolver ações de conservação e estímulo ao turismo ecológico na cidade. A capital terá a primeira base do instituto, criado há 27 anos, fora da Bahia.

O passeio vai custar cerca de R$ 300,00. Mais informações pelo telefone 3345-2282.