As obras de dragagem e derrocagem do Porto de Vitória estão na fase de conclusão. Elas vão aumentar a capacidade de carga do Porto de Vitória em 40%, permitindo o acesso de navios com calado de 12,5 metros e o transporte de até 70 mil toneladas e garantir mais competitividade para o Espírito Santo com a ampliação do canal de acesso ao Complexo Portuário.
Segundo o presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Luis Claudio Montenegro restam algo em torno de 3,5 mil metros cúbicos de derrocagem de um total de 115 mil metros cúbicos.
“Com o avanço do cronograma, o porto já conta com profundidade de 14m no canal de acesso e 13m na bacia de evolução. Acredito que a movimentação de cargas irá melhorar em breve, antes mesmo da conclusão dos trabalhos. Com as ações realizadas já podemos receber navios com maior capacidade de carga”, salientou Montenegro.
Dragagem e derrocagem
No momento da retomada das obras, em agosto de 2016, os sete quilômetros do canal tinham 11,7 metros de profundidade e permitia a navegação de navios com calado de 10,6 metros e carga máxima de 40 mil toneladas. Após a conclusão das obras, a profundidade será de 14 metros, aumentando a capacidade em 40%.