Orquestra de Violões de Viana grava seu primeiro CD

fev 15, 2017

 

A Orquestra de Violões da Associação Projeto Social ‘Vem Tocar Comigo’ está gravando o seu primeiro CD. O trabalho é um preparativo para a ida do grupo a Portugal. Em julho, eles se apresentam na cidade de Almada, em um intercâmbio de projetos Sociais.    O disco tem composições próprias e também de artistas nacionais e internacionais.

De acordo com o professor regente, Fleverson Tavares a gravação do CD já está em andamento e tem acontecido no próprio local onde funciona o projeto, em Marcílio de Noronha. “O CD será duplo, um dedicado aos clássicos e o outro ao pop. Por meio desse trabalho, queremos levantar recursos para gravar o nosso DVD no final do ano”, disse.

Fleverson explica que, o CD vai envolver autores brasileiros como Valdir Azevedo, Dilermando Reis, Pixinguinha, Luiz Gonzaga, Ary Barroso, Toquinho e Vinicius de Moraes e também artistas internacionais como Michael Jackson e Pink Floyd. “Vamos fazer uma homenagem aos cantores da época das discotecas. O trabalho ficará muito bacana”, disse animado.

A música de trabalho do CD se chama Cristal. O nome vem de um presente que o grupo recebeu.  “Trata-se de um presente que ganhamos de um morador de rua durante uma apresentação em Angra dos Reis, em 2005. A “pedra” que parece muito um cristal, guardo com muito carinho até hoje”, disse. A música ‘Cristal’ é uma composição de Fleverson.

O grupo ficará em Portugal entre 16 e 23 de julho. Eles apresentar-se-ão no Teatro Municipal, Casa da Cultura, Estação de Metrô e na sede onde funcionam os projetos sociais.

A orquestra ganhou maior visibilidade ao participar do concurso nacional do ‘Prêmio Acolher da Natura’ realizado em São Paulo, em junho e setembro de 2015. O concurso foi acompanhado por 82 países. “Foi uma grande felicidade receber o convite para representar nosso município em Portugal. Vai ser uma honra”, afirma.

O aluno Yzaque Santos entrou para o grupo no ano passado, e de lá pra cá, a paixão pela música só aumentou. “Estou muito feliz em participar do projeto, além do violão também sei tocar bateria. Aprendi na minha igreja”, conta.

Já Kathelyn Santana Tavares começou em 2014 e o que mais lhe encanta em participar das aulas são as amizades. “O projeto fez com que eu fizesse muitos amigos e a música traz alegria para o meu dia a dia. Quando estou triste pego o violão e viajo nas canções. Mesmo que eu não siga a profissão, espero que ela esteja presente sempre em minha vida”, destaca.

Projeto ‘Vem Tocar Comigo’

A Associação Projeto Social Vem Tocar Comigo funciona a mais ou menos dois anos em Marcílio de Noronha trabalhando com orquestra de violões, onde são atendidos 50 alunos. O projeto combate à vulnerabilidade social do município de Viana.