Outubro Rosa embarca no Trem de Passageiros e leva atividades diferenciadas ao Vagão Cultural

out 20, 2016

Trem_da_Vale_400Nesta sexta-feira e no sábado, dias 21 e 22 de outubro, o movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa estará a bordo do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas com uma programação educativa diferenciada para quem embarcar nas composições que diariamente fazem o percurso entre o Espírito Santo e Minas Gerais.

As atividades irão contemplar a esquete teatral “Memórias para minha mãe”, que destaca a força da mulher e o empoderamento feminino, utilizando como pano de fundo as obras das poetisas Adélia Prado, Clarice Lispector e Elisa Lucinda, e a exposição fotográfica “Superosas”, que apresenta retratos e frases motivadoras de mulheres que superaram o câncer de mama. Também está prevista a dinâmica “Chaveiro da Vida – Prevenção ao alcance das mãos”, na qual cada pessoa será incentivada a construir o seu próprio chaveiro a partir do conhecimento dos diferentes estágios da doença.

As atividades ocorrerão no Vagão Cultural, durante toda a viagem, em ambos os trens que viajam diariamente pela Estrada de Ferro Vitória a Minas. Na sexta-feira (21/10), a ação será realizada no trem que faz o percurso entre a Estação Pedro Nolasco, em Cariacica (ES) com destino à Estação Central de Belo Horizonte. Já no sábado (22/10), as atividades ocorrerão no sentido contrário, ou seja, no trem que parte de Belo Horizonte com destino à Estação Pedro Nolasco (ES).

Além das atividades previstas para o público no Vagão Cultural, e assim como acontece em diversos monumentos ao redor do mundo, as varandas entre os carros de passageiros receberam uma iluminação especial, na cor rosa, que é uma das características mais marcantes do movimento, já que permite a leitura visual da campanha e pode ser compreendida em qualquer idioma e lugar do mundo.

Ação também nas estações de passageiros

Além das atividades previstas para ocorrer no Trem de Passageiros, também haverá blitzen educativas com distribuições de material informativo nas estações ferroviárias de Governador Valadares e Intendente Câmara, em Ipatinga.

Sobre o Vagão Cultural da Estrada de Ferro Vitória a Minas

Em abril deste ano, a Vale colocou em operação o Vagão Cultural, um carro de passageiros que foi totalmente reformulado e adaptado para funcionar como espaço dedicado à realização de atividades culturais, ambientais e relacionadas à saúde, entre outras, durante a viagem do Trem de Passageiros da ferrovia Vitória a Minas. A ideia é que o Vagão Cultural seja acoplado ao Trem de Passageiros da EFVM em ocasiões específicas e datas comemorativas e que funcione como mais um atrativo para os passageiros que utilizam o transporte ferroviário diariamente.

Iniciativas como apresentações musicais e teatrais no estilo “pocket” voltadas a valorizar a arte e a cultura e a proporcionar a interação dos passageiros que estiverem embarcados, oficinas de educação ambiental, campanhas de segurança ferroviária e ações relacionadas à saúde – como o Outubro Rosa, o Novembro Azul e campanha de combate ao fumo, entre outros – são algumas das atrações que devem ganhar os trilhos da Vitória a Minas a bordo do Vagão Cultural.

Sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas

Considerada a ferrovia mais produtiva do Brasil e uma das mais modernas do mundo graças aos investimentos em tecnologia e recursos humanos, a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) tem 905 quilômetros de extensão e transporta cerca de 40% de toda carga ferroviária do país. Por ela circulam pelo menos 60 tipos de produtos, como minério de ferro, aço, soja, carvão, calcário, entre outros.

Além de operar no transporte de cargas, pela EFVM passa o único trem de passageiros do Brasil que percorre longas distâncias diariamente. Durante o percurso, o passageiro tem à disposição belas paisagens, história, comodidade e segurança. Em 2014, toda a frota de passageiros da Vitória a Minas foi renovada, colocando carros mais modernos e confortáveis à disposição das pessoas que utilizam o transporte ferroviário diariamente.

Com o passar dos anos, as operações da EFVM foram modernizadas para aumentar a eficiência tanto operacional quanto energética, a capacidade, a produtividade e a segurança, essa última trabalhada pela Vale por meio de ações de conscientização realizadas junto às comunidades situadas ao longo da ferrovia durante todo o ano.

Blitzen educativas em passagens em nível (locais onde há cruzamento entre a ferrovia e as estradas), divulgação de dicas de segurança em rádios e jornais, visitas de autoescolas às áreas da Vale e jogos educativos nas comunidades fazem parte das atividades. Além disso, empregados da mineradora que atuam na operação ferroviária realizam palestras mensais em escolas de ensino fundamental e médio situadas ao longo do trecho com o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre a importância da convivência segura e harmônica com a ferrovia.