Home Notícias do Dia Palácio Anchieta: Exposição de postais resgata história do ES
Palácio Anchieta: Exposição de postais resgata história do ES

Palácio Anchieta: Exposição de postais resgata história do ES

0

Se hoje tem a internet para facilitar o contato entre as pessoas, no século XIX eram os cartões postais que agitavam a comunicação no mundo. Conversas, desabafos, declarações de amor e comunicados oficiais norteavam o conteúdo daqueles pequenos retângulos de papelão fino que circulavam pelos Correios sem precisar de envelope. Se os cartões eram moda no Brasil, Europa e Estados Unidos, no Espírito Santo não foi diferente. E com o passar dos anos, eles conquistaram um valor sentimental, artístico e histórico muito grande sendo guardados com carinho por colecionadores.
E é por conta deste conjunto de valores que o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), apresenta a exposição inédita “Postais do Espírito Santo – Acervo do Monsenhor Jamil Abib”, sob a curadoria de Paulo de Barros. São mais de 300 exemplares que contam a história do Estado, revelando aspectos dos costumes, da arquitetura e da identidade local. Monsenhor Jamil Abib é considerado um dos maiores colecionadores do mundo e reside em Campinas, São Paulo. A abertura oficial acontece nesta terça-feira (19), às 19 horas, no Espaço Cultural do Palácio Anchieta. Após este dia, a visitação segue até 17 de abril.
“A mostra faz um mergulho sobre um meio de comunicação que, desde o século XIX, passando pelo início do século XX, foi um veículo cultural que permitia conhecer as cidades, os povos, paisagens, costumes etc. É uma seleção de imagens produzidas por vários fotógrafos importantes para história da fotografia e que colabora para a compreensão da história local e para a construção de uma memória gráfica do Estado” comenta o secretário de Estado da Cultura, João Gualberto.
Serviço
Exposição “Postais do Espírito Santo – Acervo do Monsenhor Jamil Abib”
Abertura: 19/01, às 19h
Local: Espaço Cultural do Palácio Anchieta, Centro de Vitória
Visitação: de 20/01 a 17/04/16
Horário: de terça à sexta: das 9h às 17h
Sábado, domingo e feriados: das 9h às 16h

WhatsApp chat