Até domingo (4), o Parque Botânico Vale irá sediar a sexta edição da Exposição Estadual de Outono de Orquídeas, evento que reúne, todos os anos, produtores da espécie que atuam tanto no Espírito Santo, quanto em estados como São Paulo e Bahia. Além de conhecer e apreciar diferentes espécies de orquídeas, quem for ao Parque Botânico na ocasião poderá participar de sorteios de plantas que estiverem em exibição, aprender algumas dicas básicas sobre o cultivo dessas espécies botânicas, adquirir exemplares e contribuir para eleger o mais bonito entre os que estiverem expostos.
Trilhas, oficinas e recreação infantil
Neste sábado (3), quem estiver no Parque poderá participar de oficinas de arte. Durante a atividade, programada para ocorrer em quatro horários diferentes (10h, 11h, 14h e 15h), os visitantes irão aprender a confeccionar brinquedos utilizando embalagens e materiais destinados à reciclagem. Serão disponibilizadas 20 vagas.
Para quem preferir ficar em contato direto com a natureza, paralelamente às oficinas haverá também a possibilidade de participar de trilhas guiadas pela floresta, atividade que culminará com o plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica no final do passeio. As turmas sairão às 10h, 11h, 14h e 15 horas, também com 20 vagas cada uma.
E, às 16 horas, a criançada poderá se divertir com a contação de histórias sobre a “Estrelinha Verde – um jardim de estrelas”, atividade que será conduzida pela Serelepe Produções Artísticas.
Para aqueles que visitarem o Parque no domingo (4), haverá oficina de uma jardineira de mudas, oportunidade na qual os visitantes irão aprender a confeccionar uma pequena jardineira com mudas de ervas aromáticas. Serão quatro turmas ao longo do dia (10h, 11h, 15h e 16 horas), cada uma com 20 vagas.
Das 14h às 16 horas, haverá recreação infantil para a criançada na Área Verde.
Sobre o Parque Botânico Vale
Com 33 hectares de área verde, o Parque Botânico Vale está localizado no cinturão verde do Complexo de Tubarão. O funcionamento é de terça a domingo, das 8h às 17h, e a entrada é gratuita. Recentemente, o Parque teve a sua área verde ampliada, que passou a ter mais 1.300 metros quadrados, além de uma Fonte dos Desejos.
Quem visita o local tem a oportunidade de conhecer o primeiro Jardim Sensorial permanente do Espírito Santo, estrutura que tem o objetivo de estimular os cinco sentidos e promover uma forma diferenciada de interação com a natureza. O parque conta também com o Vagão do Conhecimento, biblioteca com capacidade para 3.500 exemplares, montada em um vagão de trem, e com acervo de audiolivros, voltado para deficientes visuais.
No Parque Botânico Vale está instalado também o único orquidário da Grande Vitória aberto à comunidade. O espaço conta hoje com mais de 350 mudas divididas em 113 espécies. No Parque, o visitante pode ainda frequentar o parquinho e fazer trilhas ecológicas pela área de restauração florestal – que já possui mais de 140 tipos de espécies arbóreas de Mata Atlântica e alguns animais silvestres. Também é possível agendar uma visita guiada de ônibus às instalações da Vale, em Tubarão.