O governo do estado lançou o programa Patrulha da Família nesta terça (8). Pelo programa, policiais militares vão visitar a casa de mulheres que sofreram violência. O objetivo é verificar se elas não voltaram a ser procuradas por seus agressores e diminuir o número de reincidência nos casos de violência contra a mulher. As visitas serão surpresa e farão parte da rotina dos PMs.
De acordo com o secretário de Secretaria de Segurança Pública, André Garcia, essa é uma extensão do programa Visita Tranquilizadora, que acontece desde 2015 nos bairros contemplados com a Patrulha da Comunidade. O programa foi sugerido pelas delegadas da mulher da Grande Vitória para evitar que vítimas voltem a ser perturbadas, ameaçadas ou agredidas, além de garantir a eficácia da Medida Protetiva.
“Para ter direito à visita, é necessário que a vítima procure uma delegacia da mulher e faça uma ocorrência contra o agressor. Depois, caso julguem necessário, as delegadas ou o Ministério Público fazem o pedido do programa para o endereço da mulher. A partir daí, ela poderá receber a visita dos policiais a qualquer momento, de forma surpresa. Ir a casa dessas vítimas fará parte da rotina dos PMs para garantir que elas estejam bem”.