Ponte Seca fecha em outubro para reforma

set 29, 2015

A Ponte Seca, na Vila Rubim, será interditada para o trânsito de caminhões que saem do Porto de Vitória no dia 4 de outubro (domingo). A operação será um teste visando ao fechamento da via para as obras de restauro. A previsão é de que, já no dia 11 de outubro, os caminhões façam outro trajeto no Centro para possibilitar a execução do restauro.
O portão do porto em frente ao Palácio Anchieta foi reaberto para possibilitar uma nova saída de veículos. O município fez intervenções nesse cruzamento entre as avenidas Jerônimo Monteiro e Elias Miguel para a instalação de semáforos e retirada do canteiro central. A EDP Escelsa também fez a remoção de fios.
A simulação da interdição da Ponte Seca foi definida em reunião na manhã desta sexta-feira (25), na Codesa, com representantes da Prefeitura, Porto de Vitória e empresas de logística que operam os caminhões.
“Verificaremos se as adequações feitas possibilitam a saída dos caminhões. Se for necessário fazer mais ajustes, o município vai se organizar. Pretendemos interditar a ponte para os caminhões no dia 11 de outubro”, afirmou a secretária Lenise Loureiro.
Restauração
A Ponte Seca, tombado como patrimônio histórico, terá sua estrutura de aço restaurada e ganhará iluminação especial. Ela foi construída na década de 20, tem 65 metros de comprimento e pesa 346 toneladas. As peças foram fabricadas na Alemanha e trazidas de navio para o Brasil. Desde então está ativa para o tráfego de veículos e pedestres. Durante cinco décadas, funcionou como a única ligação entre a ilha de Vitória, Vila Velha e Cariacica.