Ponte Seca fechada para obras

jan 4, 2016

 

Ponte Seca

Ponte Seca

A partir da próxima segunda (11) a Ponte Seca, na Vila Rubim,  será interditada para obras de restauração. A ponte que é tombada como patrimônio estadual ganhará iluminação cênica e restauro na estrutura de aço, além de nova pavimentação. A obra está prevista para durar 10 meses e deve custar cerca de três milhões de reais.

A ponte, da década de 1920, tem 65 metros de comprimento e pesa 346 toneladas. As peças foram fabricadas na Alemanha e trazidas de navio para o Brasil. Desde então, está ativa para o tráfego de veículos e pedestres. Durante cinco décadas, funcionou como a única ligação entre a ilha de Vitória, Vila Velha e Cariacica.

Trânsito

Com a ponte fechada, os veículos que passavam pela ponte terão as seguintes alternativas: os motoristas que estiverem na Avenida Getúlio Vargas poderão seguir pela Elias Miguel em direção à Beira-Mar ou retornar para a Vila Rubim pelas ruas Dr. João dos Santos Neves, Marcos de Azevedo e Duarte Lemos. Outro retorno para a região do Centro é pelas ruas Presidente Pedreira ou Avenida República e seguir pela Rua Cleto Nunes até a Avenida Marcos de Azevedo.

Uma terceira alternativa para veículos de pequeno porte – proibida para ônibus e caminhões – que seguem pela Avenida Elias Miguel e precisam retornar para a Vila Rubim será entrar à esquerda na Rua Pedro Nolasco, que terá a mão de direção invertida, e seguir na Vila Rubim ou no sentido rodoviária.

Para as caminhões que saem do Porto de Porto de Vitória a opção será atravessar a avenida Getúlio Vargas em frente ao Palácio Anchieta, acessar a Avenida Presidente Florentino Avidos e seguir o itinerário normal no sentido rodoviária, Segunda Ponte e Cinco Pontes.

“Após a intervenção, que deve durar 10 meses, vamos avaliar, a partir também do comportamento da cidade, a inatividade da ponte e verificar se será possível aposentar o equipamento para o tráfego de carros e tornar a via um espaço de contemplação para os pedestres. A ideia é que se torne um cartão-postal da cidade e valorize a Vila Rubim. Para nós, é uma obra significativa para a revitalização da região”, disse a secretária municipal de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.