Ponte Seca interditada a partir de terça (24)

nov 22, 2015

Ponte Seca

A partir desta terça-feira (24) a Ponte Seca, na Vila Rubim estará fechada ao tráfego de veículos. A ponte, que é tombada como patrimônio estadual, será restaurada e ganhará iluminação especial. O fechamento acontecerá entre 7 e 17 horas, por duas semanas. E será um teste ao fechamento permanente da ponte para as obras de restauração previstas para 2016.

20151119_desvio_ponte_secaComo a ponte é muito usada pelos caminhões que movimentam o Porto de Vitória e por motoristas da Região Metropolitana, foi elaborado um desvio alternativo de trânsito durante esse período. Em caráter experimental, os caminhões poderão sair do Porto de Vitória, atravessar a Avenida Getúlio Vargas em frente ao Palácio Anchieta, acessar a Avenida Presidente Florentino Avidos e seguir o itinerário normal no sentido rodoviária, Segunda Ponte e Cinco Pontes.

O trânsito dos caminhões nesse novo trecho será analisado diariamente e poderá sofrer ajustes para garantir a segurança e mobilidade urbana na região. Executar a obra mantendo o tráfego na ponte exigiria um escoramento maior e isso aumentaria o valor da reforma em mais 40%, segundo o secretário municipal de Obras, Zacarias Carrareto.

Vale lembrar que os caminhões já cruzam a pista na altura da Vila Rubim para acessar a Ponte Seca. Com a obra, esse cruzamento simplesmente mudaria de local, indo lá pra frente do Palácio Anchieta. Outro detalhe: as carretas maiores continuarão saindo pelo portão da Vila Rubim.mapa-01

Motoristas

Já os motoristas que estiverem na Avenida Getúlio Vargas poderão seguir pela Elias Miguel em direção à Beira-Mar ou retornar para a Vila Rubim pelas ruas Dr. João dos Santos Neves, Marcos de Azevedo e Duarte Lemos. Outro retorno para a região do Centro é pelas ruas Presidente Pedreira ou Avenida República e seguir pela Rua Cleto Nunes até a avenida Marcos de Azevedo. A coordenação das operações de desvio e orientação do tráfego ficará a cargo da Guarda Municipal.

“Após a intervenção, que deve durar 10 meses, vamos avaliar, a partir também do comportamento da cidade, a inatividade da ponte e verificar se será possível aposentar o equipamento para o tráfego de carros e tornar a via um espaço de contemplação para os pedestres. A ideia é que se torne um cartão-postal da cidade e valorize a Vila Rubim. Para nós, é uma obra significativa para a revitalização da região”, disse a secretária municipal de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.

Ponte Seca

Ponte Seca

Investimentos

O investimento na recuperação da Ponte Seca é de mais de R$ 3 milhões. A via ganhará iluminação cênica e restauro na estrutura de aço, além de nova pavimentação. A Ponte Seca, que foi construída na década de 20, tem 65 metros de comprimento e pesa 346 toneladas. As peças foram fabricadas na Alemanha e trazidas de navio para o Brasil. Desde então, está ativa para o tráfego de veículos e pedestres. Durante cinco décadas, funcionou como a única ligação entre a ilha de Vitória, Vila Velha e Cariacica.