Prefeitura cerca Parque do Mulembá

maio 16, 2017

A Prefeitura de Vitória conclui esta semana o cercamento do Parque Natural Vale do Mulembá.  Foram instalados 3.366 metros de cerca que faltavam para fechar os limites do parque, que totalizam 8.374 metros de perímetro.

Para a coordenadora das Unidades de Conservação da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam), Iara Moreira, o cercamento do Parque Municipal Vale do Mulembá é essencial para o controle, a fiscalização e o monitoramento da área.

De acordo com o secretário Sérgio Sá, a demarcação dos limites do parque, com a implantação dos marcos físicos, é uma importante etapa do processo de consolidação daquela unidade de conservação, principalmente por situar-se em uma área inserida em bairros intensamente povoados. “A delimitação da área com cerca contribui para reduzir o uso e a ocupação irregulares no parque, valorizando a preservação do meio ambiente local”, disse.

Estrutura

O Parque Natural Municipal Vale do Mulembá, criado em dezembro de 2002, ocupa uma área de 1.421.046 metros quadrados – correspondente a 142 hectares ou 200 campos de futebol.

O parque é uma das 17 unidades de conservação da cidade de Vitória e está inserido em uma área formada pelos bairros Joana D’Arc, Resistência, Conquista, Nova Palestina, Redenção, São José, Tabuazeiro e São Cristóvão.

A vegetação predominante é a Mata Atlântica de Encosta, com pequenos trechos de pastagens. A ausência de marcos físicos e cerca dificultava a ação dos fiscais quando ocorriam ocupações irregulares ou uso da área como pastagem para animais de grande porte.