Prefeitura de Vitória instala três estações de aluguel de bicicleta para crianças

out 11, 2017

Vitória inaugura a primeira estação pública de aluguel de bicicletas para crianças nesta quinta (12). Ela fica na altura do quiosque 2, onde funciona o Núcleo de Incentivo ao Esporte e Lazer.

As outras duas serão inauguradas no sábado (14): uma em Jardim Camburi e outra na praça dos Namorados. As estações ficarão localizadas junto às já existentes e serão iguais, porém mais baixas. A rodinha será autorretrátil. A ideia é desenvolver a autonomia da criança e acompanhar o seu desenvolvimento. Assim, ela pode tirar sua bicicleta e usar da forma que se sentir mais segura.

As regras de uso serão as mesmas já praticadas no Bike Vitória: tarifa, período de utilização e forma de retirar. A aquisição acontece pelos mesmos canais: aplicativo Bike Vitória ou pelo site.

Segurança

As bicicletas podem ser usadas por crianças de diferentes idades e tamanhos, já que os bancos e guidões são reguláveis, para atender a crianças de até 1,50m e 50 kg.

Prazer

Para o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Tyago Hoffmann,  será uma oportunidade para que as crianças descubram desde cedo o prazer e a utilidade de andar de bicicleta. “Precisamos pensar na mobilidade urbana considerando não apenas o veículo individual, mas também os outros modais, como o transporte público e a bicicleta. E chamar as crianças para que participem é uma boa iniciativa”, avaliou.

 

Dicas

Mantenha a calma e o bom humor, pois isso atingirá a criança, deixando-a mais motivada e segura;

Explique para a criança que ela deve forçar uma perna de cada vez, e então repetir o movimento;

Busque locais planos, amplos e sem obstáculos porque os pequenos, pouco a pouco, embalam e a sensação efetiva de conquista do equilíbrio vem justamente quando atingem uma pedalada mais longa, sem nenhum “pezinho” no chão;

É melhor que usem calçados fechados e, de preferência, sem cadarços (para não correr o risco de enrosco na corrente);

A questão dos freios pode ser ensinada depois que for atingida a estabilidade no pedal, senão é muita informação de uma só vez;

A criança pode cair. Reforce para a criança que ela está indo bem e explique novamente sobre os freios e sobre poder colocar os pés no chão.