O Procon Estadual está organizando um Mutirão de Negociação de Dívidas para que os consumidores endividados tenham a oportunidade de negociar as suas dívidas diretamente com os fornecedores, limpar o nome e equilibrar a sua vida financeira. A ação será realizada na semana de 17 até 21 de agosto (segunda à sexta-feira), das 9 às 17 horas, na sede do Procon-ES, no Centro de Vitória.
Para ser atendido, o consumidor que possuir uma dívida com alguma das empresas participantes – Banestes, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Votorantim, Dacasa, Losango, Panamericano, Avista, Cesan, Escelsa e Oi – deverá comparecer à sede do Procon-ES, portando os seus documentos pessoais (CPF e Carteira de Identidade), comprovante de residência e de renda. O consumidor não poderá esquecer nenhum deles, pois só será atendido mediante apresentação dos documentos solicitados. Quanto mais antiga a dívida, maiores são as chances de redução das multas e juros.
Durante a reunião realizada com as entidades participantes, no dia 29 de julho, ficou acordado que os representantes das empresas não pouparão esforços para solucionar as pendências com os consumidores. Alguns fornecedores prestarão soluções imediatamente, outros, dependendo da complexidade do caso, apresentarão a solução no prazo máximo de 10 dias corridos. É importante que o consumidor cumpra o acordo, efetuando os pagamentos das parcelas na data estabelecida porque em caso de descumprimento, poderá encontrar dificuldade para renegociar.
“Cerca de 90% dos atendimentos realizados pelo setor de cálculo do Procon Estadual, estão relacionados à renegociação e primeira negociação de dívidas. Desses consumidores, aproximadamente 30% encontram-se na condição de superendividado, ou seja, sem condições de suprir as suas necessidades básicas como alimentação, moradia e transporte e isso nos preocupa muito. Por isso, a iniciativa de realizar esse mutirão”, explica a diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita.
A diretora informa ainda que essa ação tem o objetivo de “limpar” o nome do consumidor, buscando a melhoria da sua qualidade de vida e não para que contraia novas dívidas. “O que está faltando é educação financeira e é nosso papel orientar os consumidores”, diz.
Durante a semana do Mutirão para Negociação de Dívidas, os atendimentos na sede do Procon-ES estarão relacionados somente à negociação de dívidas para os consumidores que possuírem alguma pendência com os fornecedores participantes.
Para o registro de reclamações sobre outros assuntos, os consumidores deverão dirigir-se à sede do Procon-ES, localizada no Faça Fácil Cariacica ou ao Procon do seu município. As denúncias, orientações e registro de reclamação também podem ser feitas pelo Atendimento Eletrônico do Procon-ES, no site.