Refis: contribuintes de Vitória terão nova chance de quitar débitos de impostos

jan 10, 2017

Os contribuintes de Vitória terão uma nova chance de parcelar débitos de Impostos Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), Taxas de Coleta de Resíduos Sólidos (TCRS) e Iluminação Pública (Cosip). Isso será possível a partir do projeto de lei que institui o Programa de Incentivo à Regularização Fiscal com a Fazenda Pública de Vitória, o Refis Vitória 2017.

A iniciativa estabelece a anistia em multas e juros de débitos. O Refis Vitória 2017 tem como objetivos facilitar a quitação para quem tem dívida de impostos com o município e proporcionar condições para reduzir o passivo tributário que se formou ao longo dos anos, especialmente a dívida ativa.

O contribuinte, de acordo com o programa, poderá parcelar o débito com a Prefeitura. No caso de pessoa física, a parcela não poderá ser menor que R$ 66,50. Já para as empresas, o pagamento mensal terá que ser de, pelo menos, R$ 265,94. Para pagamento à vista, não haverá cobrança de multa e juros.

Aumento da arrecadação

Ao abrir mão de parte dos valores de multas e juros, a administração municipal cria condições para a regularização de parte do débito. Com o programa, a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) espera ampliar a arrecadação sem aumentar os impostos.

Se aprovado na Câmara Municipal, o projeto será publicado como lei. Somente após isso, o contribuinte que quiser participar do programa deve procurar o Setor de Atendimento ao Contribuinte, localizado no térreo da Prefeitura de Vitória (Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927, em Bento Ferreira), de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas. A entrega de senhas se encerra às 18 horas.