Reis Magos deve garantir mais água para a Grande Vitória já no segundo semestre

mar 24, 2017

O Sistema de Abastecimento de Água Reis Magos, no município de Serra, deve entrar em operação no segundo semestre deste ano. As obras já estão 90% prontas. O investimento é de cerca de R$ 70 milhões e vai beneficiar diretamente 150 mil pessoas e indiretamente 700 mil, considerando que diminuirá a sobrecarga sobre o Sistema Santa Maria da Vitória.

O projeto consiste em captação de água no Rio Reis Magos, adutora de água bruta, elevatória de água bruta, estação de tratamento de água, reservatório de água tratada de cinco milhões de litros, elevatória de água tratada e adutora de água tratada de 15 quilômetros, com diâmetro de 700 milímetros, que alimentará o reservatório localizado em Serra Sede.

O novo sistema vai reforçar o abastecimento do município com uma produção inicial de 500 litros de água por segundo. Vale ressaltar que a obra, inicialmente, estava prevista para 2020 no Plano Diretor de Água e foi antecipada em cinco anos, com início em 2015.

O financiamento é do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e beneficiará a região de Serra Sede e entorno, com influência inclusive na região do Civit. A fase de testes começa em maio.

“Esta obra é histórica na Grande Vitória, pois adiciona uma nova captação de água, promovendo segurança hídrica ao sistema Santa Maria da Vitória. O prazo foi arrojado, e não foram medidos esforços para sua execução, sendo que a obra entra em fase de testes em maio”, afirmou o diretor-presidente da Cesan, Pablo Andreão, que esteve com o governador Paulo Hartung visitando as obras nesta sexta (24). O governador disse que o investimento está conectado com um conjunto de ações e medidas desenvolvidas pelo Poder Executivo Estadual na busca por soluções e alternativas para otimização, preservação e aumento de produção dos recursos hídricos.

“Esse complexo é muito importante porque ele desafoga o sistema Santa Maria da Vitória, que atua no abastecimento da Região Metropolitana da Grande Vitória e está sobrecarregado. Reis Magos vai tirar a pressão e melhor abastecer a população, principalmente da região metropolitana norte que está em crescimento”, afirmou o governador Paulo Hartung.