Saiba o que causa e como tratar o mau hálito

jan 18, 2018

dra-fabiana-bombarda-2

Dra. Fabiana Bombarda explica o que é e como tratar o mau hálito

O mau hálito ou halitose é uma situação desagradável muito comum no dia a dia das pessoas. E buscar um dentista é o primeiro passo para descobrir porque acontece a alteração no hálito.

Na entrevista a dentista Fabiana Bombarda explica as causas da halitose e formas simples de evitar o problema: uma boa higiene bucal, por exemplo.

Ela explica que alimentação regular e a ingestão de líquidos, principalmente água, ajudam a prevenir o mau hálito.

Halitose

Conferir o hálito para evitar uma situação desagradável no dia a dia é um hábito muito comum. Além de indicar um problema de saúde, a doença pode também provocar um isolamento no ambiente social ou profissional.dra-fabiana-bombarda

Entre as causas mais comuns da halitose, estão os longos intervalos de jejum, que provocam a hipoglicemia e, conseqüentemente, a alteração no hálito. O uso de remédios que têm como efeito colateral a redução da saliva, formando placa bacteriana esbranquiçada na parte posterior da língua e no interior das amígdalas, também pode ocasionar a doença.

Por vezes, a halitose aparece ainda em pacientes que já sofrem de diabetes, disfunção renal grave, carência de vitamina C e outras doenças raras. No entanto, esses casos correspondem a um percentual mínimo em comparação com os de origem bucal.

Existem cerca de 90 causas para o mau hálito, aproximadamente, 95% dos casos têm origem na boca, especialmente nas alterações da gengiva e do periodonto.

A maneira mais correta de combater o problema é procurando um dentista, que vai identificar o gatilho da doença e, se necessário, encaminhar o paciente a outros especialistas. O tratamento dependerá do diagnóstico. Em casos simples, o combate pode ser feito apenas com a escovação dos dentes pelo menos três vezes por dia e utilizando fio dental e enxaguante bucal regularmente. Além de manter a higiene bucal em dia, é recomendado evitar alimentos com proteína animal ou legumes, como repolho, e o consumo de bebidas alcoólicas. Frutas naturais, frutas secas, vegetais, gengibre e água são os maiores aliados na redução da halitose.

Mito ou Verdade

O que nem todo mundo sabe é que a halitose não é uma exclusividade dos adultos. As crianças também podem apresentar as características da doença. Para os pais e responsáveis, vale uma dica importante: é preciso estar atento ao identificar os sintomas, pois há diferença entre a halitose infantil e o mau hálito que pode ocorrer pela manhã e é resultado da escassez da saliva durante o sono. Na dúvida, o ideal é procurar um odontopediatra.

Outra questão que confunde muita gente é se a halitose é hereditária ou não. E ela não o é.