O novo pronto-socorro do Hospital Estadual São Lucas, no Forte São João, em Vitória começa a funcionar a partir do dia 01 de dezembro e vai transferir os atendimentos de urgência e emergência que estavam sendo realizados no espaço anexo ao Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira, no mesmo município. A estimativa é de que o novo pronto-socorro do Hospital Estadual São Lucas atenda uma média de 4,7 mil pacientes por mês, em torno de 56,4 mil pessoas por ano.
“O retorno do pronto-socorro do São Lucas para o Forte São João é mais uma medida que estamos adotando para reorganizar o fluxo de urgência e emergência na Grande Vitória, modernizar o acesso e ampliar a qualidade do atendimento aos pacientes que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo. Estamos ampliando o acesso ao cidadão. O novo pronto-socorro dispõe de uma sala de choque; cinco salas de observação separadas de acordo com a gravidade do paciente (três amarelas, uma vermelha e uma laranja); sete consultórios; uma sala de pequenas cirurgias e reavaliação; uma sala de medicação; duas salas para acolhimento e classificação de risco; além de uma recepção”, disse o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira.
O novo São Lucas possui modernos equipamentos de diagnóstico. Serão disponibilizados para os pacientes do pronto-socorro exames de análises clínicas, radiologia, tomografia computadorizada, ultrassonografia e endoscopia digestiva.
Com a abertura do novo pronto-socorro, o número de leitos destinados aos atendimentos de urgência e emergência no Hospital Estadual São Lucas será ampliado e passará de 109 para 210. Ao todo, o hospital oferecerá 35 leitos de pronto-socorro, 40 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), 14 semi-intensivos e 121 leitos clínicos. Após a conclusão das obras serão mais 59 leitos intensivos
O investimento para que o novo pronto-socorro entre em funcionamento foi de R$ 208 mil, com recursos próprios, para compra de móveis e equipamentos.
Principal referência para atendimento de urgência e emergência da Grande Vitória, o hospital possui profissionais especializados em atendimento e tratamento a poli traumatizados e procedimentos complexos.
Contratações
A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social, organização que administra o hospital, contratou 244 profissionais para atuar no pronto-socorro. A equipe de plantonistas contará com três cirurgiões gerais, dois clínicos, dois ortopedistas, dois cirurgiões vasculares, dois dentistas com especialidade em cirurgia bucomaxilofacial e um oftalmologista.
Além disso, profissionais da área de cirurgia torácica, cirurgia plástica, urologia, otorrinoralingologia, cardiologia, infectologia, hematologia, nefrologia e cirurgia de cabeça e pescoço darão apoio, juntamente com psicólogo, assistente social, nutricionista clínico, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo.