Serviços médicos de plantão no feriado de fim de ano

dez 29, 2015

Feriados_SesaOs serviços da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) que não fazem atendimento de urgência e emergência não terão expediente nem em 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, em decorrência do ponto facultativo decretado pelo Governo do Estado, nem no dia 1º de janeiro, em razão do feriado nacional que celebra a Confraternização Universal.

Já os serviços que não param nestas datas são aqueles que atendem casos de urgência. São eles: Samu 192, Centro de Atendimento Toxicológico do Espírito Santo (Toxcen) e atendimento nos prontos-socorros dos hospitais estaduais.

 

Saiba o que funciona

– Samu 192: é um serviço de urgência e emergência móvel e pode ser acionado pelo telefone 192. Quando a ligação é feita, um telefonista faz a triagem e repassa a chamada para um médico avaliar a gravidade do caso e se há necessidade de envio de ambulância. A ligação é gratuita.

– Centro de Atendimento Toxicológico do Espírito Santo (Toxcen): é um serviço de referência no atendimento a diversos tipos de intoxicação – por animais peçonhentos, medicamentos, produtos de limpeza, plantas tóxicas, entre outros. Tanto profissionais de saúde quanto a população em geral pode ligar para o número 0800-283-9904 para receber orientações de como proceder. A ligação é gratuita.

– Prontos-socorros: os prontos-socorros dos hospitais estaduais abaixo são referência no atendimento de urgência e emergência, portanto, funcionam 24 horas por dia.

* Hospital Estadual São Lucas, Vitória

* Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria, Vila Velha

* Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Serra

* Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba)

* Hospital Estadual Infantil de Vitória

* Hospital Estadual de Atenção Clínica, em Cariacica – emergências    psiquiátricas

* Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus

* Hospital Estadual e Maternidade Silvio Avidos, em Colatina

* Hospital Estadual João dos Santos Neves, em Baixo Guandu

* Hospital Estadual São José do Calçado

* Hospital Estadual Jerônimo Monteiro

* Hospital Estadual Dra. Rita de Cássia, em Barra de São Francisco

* Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos  (CAPAAC), em Cachoeiro de Itapemirim – emergências psiquiátricas.

* O Hospital Estadual de Urgência e Emergência e o Hospital Estadual Central, em Vitória, bem como o Hospital Estadual Dório Silva, na Serra, atuam como retaguarda, recebendo pacientes encaminhados por outras unidades hospitalares.

Confira o que não funciona

– Centros Regionais de Especialidades (CREs) em Cariacica, São Mateus, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.

– Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), Vila Velha.

– Farmácias Cidadãs Estaduais em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina, Nova Venécia, Linhares e Venda Nova do Imigrante.

– Unidades do Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) localizadas em Vitória, São Mateus, Linhares, Colatina e Serra.

No sábado (02), o Hemocentro de Vitória funciona normalmente, das 7h às 17h30.