Saúde: veja o que funciona no feriadão

abr 1, 2016

Os serviços de urgência e emergência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) atendem normalmente nesta segunda-feira (04), Dia de Nossa Senhora da Penha. Mas, a população precisa ficar atenta ao funcionamento de alguns serviços em cidades onde é feriado municipal, como em Vitória, Vila Velha, Cariacica e Cachoeiro de Itapemirim.

Os serviços abaixo não funcionam nesta segunda-feira (04):

– Os Centros Regionais de Especialidades (CREs) Metropolitano, em Cariacica, e o de Cachoeiro de Itapemirim não funcionam. Os municípios, responsáveis pelo agendamento e também por avisar os pacientes em caso de mudança de horário, já estão cientes de que não haverá atendimento nesse dia.

– Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), Vila Velha.

– Farmácias Cidadãs Estaduais em Vitória, Vila Velha, Cariacica e Cachoeiro de Itapemirim.

– O Hemoes de Vitória e a unidade de coleta na Serra não funcionam neste feriado.

Os serviços abaixo funcionam nesta segunda-feira (04):

– Os CREs São Mateus e Colatina têm o atendimento mantido.

– As Farmácias Cidadãs de São Mateus, Serra, Colatina, Nova Venécia, Linhares e Venda Nova do Imigrante atendem normalmente na segunda-feira (04).

– As unidades do Hemoes em São Mateus, Linhares e Colatina atendem normalmente neste dia.

– Samu 192: é um serviço de urgência e emergência móvel e pode ser acionado pelo telefone 192. Quando a ligação é feita, um telefonista faz a triagem e repassa a chamada para um médico avaliar a gravidade do caso e se há necessidade de envio de ambulância. A ligação é gratuita.

– Centro de Atendimento Toxicológico do Espírito Santo (Toxcen): é um serviço de referência no atendimento a diversos tipos de intoxicação – por animais peçonhentos, medicamentos, produtos de limpeza, plantas tóxicas, entre outros. Tanto profissionais de saúde quanto a população em geral pode ligar para o número 0800-283-9904 para receber orientações de como proceder. A ligação é gratuita.

– Prontos-socorros: os prontos-socorros dos hospitais estaduais abaixo são referência no atendimento de urgência e emergência, portanto, funcionam 24 horas por dia.

*Hospital Estadual São Lucas, Vitória

* Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria, Vila Velha

* Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Serra

* Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba)

* Hospital Estadual Infantil de Vitória

* Hospital Estadual de Atenção Clínica, em Cariacica – emergências psiquiátricas

* Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus

* Hospital Estadual e Maternidade Silvio Avidos, em Colatina

* Hospital Estadual João dos Santos Neves, em Baixo Guandu

* Hospital Estadual São José do Calçado

* Hospital Estadual Jerônimo Monteiro

* Hospital Estadual Dra. Rita de Cássia, em Barra de São Francisco

– Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), em Cachoeiro de Itapemirim – emergências psiquiátricas.

– O Hospital Estadual de Urgência e Emergência e o Hospital Estadual Central, em Vitória, bem como o Hospital Estadual Dório Silva, na Serra, atuam como retaguarda, recebendo pacientes encaminhados por outras unidades hospitalares