Sedu vai alugar prédios para implantar Escola Viva

jun 12, 2015

Para iniciar a implantação do Programa Escola Viva, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) anunciou, na tarde desta sexta-feira (12), que irá alugar novos prédios. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha. Ele também detalhou o fundamento e o projeto conceitual do programa.
“Estamos trabalhando intensamente para começar a experiência esse ano. O debate foi claro, onde houve um clamor dos estudantes para que não fosse implantado, inicialmente, em escolas que estão em funcionamento e a Assembleia Legislativa do Estado também deu essa indicação. Só vão sair das escolas aqueles estudantes que tiverem interesse em ir para Escola Viva”, destacou o secretário.
A Escola Viva pretende implantar a escola de tempo integral para os estudantes do ensino médio da rede estadual.. O Projeto de Lei Complementar (PLC) 4/2015, que institui o turno único no ensino médio nas escolas públicas estaduais, foi aprovado, na última quarta-feira (10), pela Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo.
Segundo Haroldo Rocha, “vamos começar com uma ou duas escolas no máximo. Está em curso a desapropriação de dois prédios particulares desativados. Um no bairro São Pedro, em Vitória, e outro no bairro Valparaiso, na Serra. Na próxima semana, iremos definir quando e onde começaremos a implantação. Até 2018, serão implantados 30 modelos de Escola Viva, essa é a nossa prioridade”. De acordo com o secretário, o “objetivo é que a Escola Viva seja uma ferramenta atrativa e de resgate para os jovens e que seja competitiva com o mundo das drogas e da violência. É por isso que estamos priorizando bairros e regiões de vulnerabilidade social. Esse não é só um projeto educacional, é um projeto de vida para a nossa juventude”, destacou o secretário.
O programa Escola Viva terá um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes; acolhimentos às equipes escolares e famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfases prática sem laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).