Segurança na Internet exige mudança de comportamento

set 30, 2014

Quadrilhas que agem na internet têm modificado o código de barras de boletos de cobrança. Com isso, conseguem arrecadar grandes quantias em dinheiro depositado por pessoas que pensam estar fazendo um pagamento e na verdade estão enchendo o bolso de marginais. O golpe só é descoberto quando as empresas informam que ainda não receberam o que lhes era devido, o que acontece normalmente alguns meses depois. O golpe atinge boletos de condomínios, telefonia, cartões de crédito, por exemplo. A polícia já está à procura dessas quadrilhas que praticam mais esse golpe na internet e pede cautela aos usuários que costuma fazer pagamentos pela internet ou imprimir boletos que chegam pela internet para pagar em bancos.
Outro problema grave é o vazamento de fotos íntimas. Muitas pessoas, inclusive atrizes e cantoras famosas, têm sido vítimas de hackers que invadem computadores, roubam conteúdo e publicam na internet. Eles podem além de expor a intimidade acessar senhas de redes sociais e bancárias causando prejuízo não só à imagem, mas também financeiro.
O coordenador do curso de Ciência da Computação da UFES, Jadir Lucas, orienta que as pessoas mudem seus comportamentos ao navegar na internet. Ele explica que muitas vezes é o próprio prejudicado que abriu as portas do seu computador para os mal-feitores. Ao clicar em tudo que chega por e-mail, muitas vezes a pessoas está permitindo que um programa ruim seja instalado em seu computador sem que ela perceba. E esse programa passa a informar ao bandido todos os segredos da vítima. Para tentar evitar isso, é preciso ter um anti-vírus atualizado instalado no computador. Mas o principal é ter cuidado com o que se clica, principalmente, em e-mails, orienta.