Home Notícias do Dia Semana de Promoção da Saúde no Crefes até sexta (15)
Semana de Promoção da Saúde no Crefes até sexta (15)

Semana de Promoção da Saúde no Crefes até sexta (15)

0

O Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes) realiza a I Semana de Promoção da Saúde até a próxima sexta (15). O objetivo é disseminar boas práticas de saúde entre profissionais, pacientes, cuidadores e familiares de pacientes. O evento contará com palestras e uma exposição fotográfica intitulada “Meu Mundo”, de Rafael Domingos Bof. Ele, que sofreu um acidente vascular cerebral em 2011, aos 23 anos, encontrou na fotografia uma forma de impulsionar sua recuperação.

A comissão organizadora do evento, representada pela terapeuta ocupacional Elem Guimarães, conta que a I Semana de Promoção da Saúde do Crefes pretende promover reflexão sobre boas práticas de saúde, tema que será debatido em palestras ministradas por profissionais do Crefes de manhã e à tarde. Os assuntos abordados serão “Medidas de Proteção Articular nas Atividades do Cotidiano”, “Bem-estar e Felicidade”, “Meu Alimento, Meu Medicamento”, “Qualidade de Vida: Serviços Comunitários” e “Mexa-se!”, “Autocuidado e Saúde”.

A terapeuta ocupacional explica que a palestra “Proteção Articular nas Atividades do Cotidiano”, por exemplo, tem como proposta apresentar exercícios e técnicas que reduzem o estresse nas articulações e evitam o gasto desnecessário de energia na realização das tarefas do dia a dia, diminuindo a dor, a fadiga e o cansaço.

“Um exemplo são as sacolas de supermercado que carregamos. Em vez de carregar as sacolas segurando-as nas mãos, a orientação é apoiar o peso nos antebraços. Isso vale para qualquer pessoa, não só para quem tem alguma limitação física”, diz Elem Guimarães.

Outra dica para não sobrecarregar as pequenas articulações, segundo a terapeuta ocupacional, é empurrar os móveis da casa com o quadril em vez de movê-los com as mãos. “Essas práticas auxiliam na prevenção de problemas articulares, para que futuramente a pessoa não desenvolva artrite, lordose, cifose ou outros problemas de coluna, entre outras complicações”, como relata a terapeuta ocupacional.

Exposição

A exposição “Meu Mundo”, do fotógrafo Rafael Domingos Bof, retrata a rotina dos pacientes no Crefes, a exemplo das sessões de terapia ocupacional. Com a fotografia, o ex-paciente mostra como ele continua a viver mesmo depois de ter passado por um acidente vascular cerebral, que causou comprometimento da fala e deixou o lado direito do corpo dele paralisado, impedindo-o de executar movimentos.

A terapeuta ocupacional Elem Guimarães conta que Rafael tem percorrido o Crefes nestes dias que antecedem a I Semana de Promoção da Saúde e tem conversado com os pacientes sobre a sua história de superação por meio da fotografia. “É importante ressaltar que a arte desenvolvida pelos pacientes é terapêutica. São atividades voltadas para a recuperação e reabilitação para o cotidiano”, explica.

WhatsApp chat